Quarenta e três municípios vão receber o certificado de eliminação da transmissão vertical do HIV no próximo dia 7 de dezembro. Este é o caso em que o vírus passa da mãe para a criança durante a gestação ou parto. A informação foi dada pelo diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Gerson Pereira, na cerimônia de lançamento da Campanha Nacional de Prevenção do HIV/ Aids.
Essas cidades foram selecionadas entre 372 municípios com população acima de 100 mil habitantes. Dez cidades vão ser certificadas pela eliminação da transmissão vertical da sífilis.
O Ministério da Saúde divulgou também dados de um novo boletim epidemiológico sobre a doença no Brasil. De 1980 até junho de 2022, foram detectados mais de um milhão de casos de aids.
Gerson Pereira informou que cerca de 727 mil pessoas estão em tratamento, sendo que 47 mil começaram neste ano até setembro. Segundo ele, a taxa de supressão viral entre esses pacientes é de 95%.
Os dados foram divulgados nesta quinta, Dia Mundial de Combate à Aids e, revelam que há maior concentração dos casos de Aids em pessoas com idade entre 25 e 39 anos: 51% entre homens e 47% entre mulheres.