Campanha busca a redução do consumo de álcool

Publicado em 07/01/2023 - 17:04 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Começo de ano é quase sempre sinônimo de promessas para gastar menos dinheiro, fazer mais exercícios ou se alimentar melhor. E o movimento Dry January incentiva uma mudança de hábito que traz inúmeras vantagens: a redução do consumo de álcool. A iniciativa, que começou no Reino Unido, foi trazida para o Brasil pelo CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, referência nacional no tema.

De acordo com dados do Centro, no Brasil, uma em cada cinco pessoas bebem demais. Para a OMS não existe uma quantidade segura de ingestão da substância para saúde, mas o dano ao organismo é proporcional ao volume que se bebe e à periodicidade.

E qual seria uma boa estratégia para diminuir a presença da bebida no dia a dia?

A psiquiatra e médica pesquisadora do CISA, Olivia Pozzolo, dá algumas dicas. Ela explica que é preciso definir uma data para parar de beber ou reduzir a quantidade ingerida. Além disso, é importante falar sobre essa decisão com a família e os amigos, que poderão ajudar nesse processo. Outra boa estratégia é se afastar de ambientes onde há o consumo de álcool e que possam ser gatilhos para vontade de beber. Ter um hobby, se alimentar bem e fazer exercícios também contribuem para ficar longe da bebida e ter uma vida mais saudável.

Doutora Olívia explica como é possível identificar que o álcool está se tornando um problema na vida de uma pessoa.

A médica destaca que, diante de qualquer um desses sinais, é preciso buscar ajuda médica. O tratamento para o alcoolismo inclui grupos de apoio, medicamentos e acompanhamento multidisciplinar.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo