Um estudo do Observatório Covid-19 da Fiocruz divulgado nesta quinta-feira (19) e publicado há uma semana em uma revista cientifica internacional, mostra que as gestantes e as puérperas foram mais penalizadas pela pandemia do que a população em geral. O estudo foi feito em 2020 e constatou que houve um excesso de óbitos maternos de 40%, quando comparado aos anos anteriores.
Mesmo considerando a expectativa de aumento das mortes em geral em decorrência da Covid-19, ainda assim houve um excesso de 14%. Foram 549 mortes maternas por Covid-19, principalmente em gestantes no segundo e terceiro trimestre de 2020. E os óbitos foram em maior número entre as mulheres negras, as que residem na zona rural e as que estavam internadas fora do município onde residiam.
Para o principal investigador do estudo, o pesquisador Raphael Guimarães, o excesso de óbitos teve a Covid-19 não apenas como causa direta, mas inflacionou o número de mortes de mulheres que não conseguem acesso ao Pré-Natal e condições adequadas para a realização do parto. Ainda segundo ele, o atraso do início da vacinação entre as grávidas e puérperas pode ter sido decisivo na maior penalização destas mulheres.
Sonora
O estudo da Fiocruz concluiu, também, que as chances de hospitalização de gestantes com diagnóstico de Covid-19 foram 337% maiores que as demais. E Para UTI, 73% maiores.
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 18/12//2024 Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, participa do programa Bom Dia, Ministra
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Polícia Federal/ Divulgação 02/06/2023 - Brasília - A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (2) uma operação para reprimir a pornografia infantil. Foto: Polícia Federal/ Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 17/12/2024 A Câmara dos Deputados durante sessão plenária semipresencial para apreciar e votar o projeto de lei complementar (PLP 68/2024) que regulamenta a primeira parte da reforma tributária. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Brasília (DF), 09/12/2024 - Sessão deliberativa da Cãmara dos Deputados. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)