O número de pessoas com 65 anos ou mais no mundo deve dobrar, passando de 761 milhões em 2021 para 1,6 bilhão em 2050.
Como o mundo continua enfrentando múltiplas crises, incluindo o aumento do custo de vida, os direitos e o bem-estar dos idosos devem estar no centro dos esforços coletivos para alcançar um futuro sustentável. Essa é a conclusão do Relatório Social Mundial 2023 divulgado nesta quinta-feira pelo departamento para assuntos econômicos e sociais das Nações Unidas.
O estudo afirma que o envelhecimento é uma tendência global que define o tempo atual. Globalmente um bebê nascido em 2021 pode esperar viver em média quase 25 anos a mais que um recém-nascido de 1950, chegando a 71 anos, com as mulheres vivendo cerca de cinco anos a mais que os homens.
No norte da África, Ásia Ocidental e África Subsaariana a expectativa é que o crescimento no número de idosos nas próximas três décadas seja o mais rápido. Já Europa e América do Norte juntas possuem, atualmente, a maior parcela de idosos.
Segundo o relatório, melhorias e terapias médicas, maior acesso a educação e as reduções na fecundidade impulsionaram essa transformação.
O relatório aponta que nem todos se beneficiaram igualmente das melhorias na saúde e na educação. Enquanto muitas pessoas idosas têm excelente saúde ou são economicamente ativas, outras vivem com doença ou na pobreza. Em regiões mais desenvolvidas, os sistemas públicos de transporte, pensões e cuidados de saúde fornecem mais de dois terços do consumo dos idosos. No entanto, nas menos desenvolvidas os idosos tendem a trabalhar por mais tempo e dependem mais de acumulados ou assistência familiar.
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 10/02/2024 - Desfile da Escolas do Grupo Especial no Sambódromo do Anhembi, escola de Samba Vai-Vai.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Agencia Brasil/arquivo Palocci, ministro em 2005](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Adriano Machado/Proibida reprodução Presidente Jair Bolsonaro e seu então ajudante de ordens, Mauro Cid
18/06/2019
REUTERS/Adriano Machado](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Polícia Rodoviária Federal A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta sexta-feira a Operação Finados 2021. Durante todo o feriado prolongado, a instituição reforçará o policiamento ostensivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/Agência Brasil RETROSPECTIVA_2023 - Tenente-coronel Mauro Cid depõe na CPI dos atos golpistas - Foto: Lula Marques/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)