Presidente Lula vai a Roraima ver de perto a situação do povo Yanomami
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está neste sábado em Boa Vista, capital de Roraima. Ele visita o hospital indígena e a Casa de Apoio à Saúde Indígena para ver de perto a situação dos Yanomami, povo que vive uma crise sanitária que já resultou na morte de 570 crianças por desnutrição e causas evitáveis, nos últimos anos.
Na noite desta sexta-feira, Lula instituiu o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami. O objetivo do grupo é discutir as medidas a serem adotadas e auxiliar na articulação interpoderes e interfederativa.
O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União. Os trabalhos têm prazo de 90 dias, podendo ser prorrogados.
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara escreveu nas redes sociais: “O povo Yanomami não mais será desamparado pelo Estado brasileiro. Ela e outros ministros integram a comitiva do presidente Lula, em visita a Roraima.
A terra indígena Yanomami é a maior do país, em extensão territorial, e sofre com a invasão de garimpeiros.
*Com informações da Agência Brasil





Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.