Governo lança campanha para retomar alta cobertura vacinal
Unir o Brasil na missão de retomar as altas coberturas vacinais. Foi com essa proposta que o Ministério da Saúde lançou hoje o Movimento Nacional pela Vacinação.
O presidente Lula também estava no evento. E para incentivar a vacinação, Lula recebeu a dose bivalente contra a covid-19 do vice-presidente Geraldo Alckmin, em um posto de saúde no Guará, região administrativa do Distrito Federal.
No evento, Lula defendeu a vacinação como forma de preservação da vida.
A vacinação bivalente contra a covid-19 teve início nesta segunda-feira I(27) para pessoas que correm maior risco de desenvolver as doenças graves.
Nesse momento, serão vacinados idosos acima de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, idosos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. A expectativa é imunizar 18 milhões de brasileiros nessa etapa.
Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, disse que o governo vai enfrentar quem dissemina mentiras sobre as vacinas no país.
O idoso Paulo da Cruz, de 90 anos, esteve na unidade de saúde do Guará no DF, para tomar logo a vacina. Ele lamenta não ter tido uma grande campanha no começo da pandemia. Importante ressaltar que as pessoas devem ter o ciclo vacinal da covid completo para o reforço com a dose bivalente. Quem estiver com atraso, deve procurar um posto para vacinação, mesmo não sendo do grupo prioritário. A meta é atingir 90% da cobertura vacinal de cada grupo nessa fase.
Segundo o Ministério da Saúde, o movimento também vai incentivar a vacinação contra outras doenças que também estão com baixa adesão.