Covid: grupo prioritário recebe vacina bivalente a partir de segunda

Pessoas com mais de 70 anos estão incluídas no público-alvo

Publicado em 24/02/2023 - 12:30 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A partir desta segunda-feira (27), quem faz parte do grupo prioritário já vai poder tomar a vacina bivalente contra a covid-19. Estamos falando de pessoas com mais de 70 anos; aquelas que vivem em instituições de longa permanência ou trabalham nesses locais; ou os imunocomprometidos, indígenas e ribeirinhos com mais de 12 anos.

A bivalente protege contra a cepa original da doença, mas também contra a Ômicron, a variante mais circulante no mundo. Importante ressaltar que essa vacina é uma dose de reforço. Ou seja, só vai poder se imunizar com ela, quem já tomou, pelo menos, as duas primeiras doses básicas da vacina. Caso contrário, é preciso primeiro cumprir essa etapa, como explica o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha.

Outros grupos prioritários serão incluídos aos poucos no esquema. Em março, teremos, a partir do dia 6, a vacinação daqueles entre 60 e 69 anos, e das grávidas ou que foram mães há pouco tempo, a partir do dia 20. E depois de 17 de abril para os trabalhadores de saúde, pessoas acima de 12 anos com deficiência permanente, a população privada de liberdade ou adolescentes cumprindo medidas socioeducativa e os funcionários desses locais.

O dr Juarez Cunha, da Sociedade Brasileira de Imunizações, deixou bem claro que as pessoas que estão nos grupos e não atualizaram a caderneta de vacinação, não devem esperar chegar a vez de tomar a bivalente para ir ao posto de saúde.

E, claro, em caso de dúvidas, procurar uma unidade de saúde de sua cidade. As vacinas já começaram a ser distribuídas para os estados. Serão quase 60 milhões de doses disponíveis para os 54 milhões de pessoas que fazem parte desses grupos.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo