Brasil registra 78 mil novos casos de tuberculose

Publicado em 24/03/2023 - 19:23 Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília

24 de março marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma doença grave que mata um milhão e seiscentas mil pessoas por ano no planeta, segundo a OMS.

No Brasil, os casos e as mortes estão subindo, por isso o Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira (24) a Campanha Nacional de Combate à Turbeculose. 

Mais de 5 mil pessoas morreram por causa da tuberculose no Brasil em 2021, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Esse é o número mais alto desde 2002 e representa uma reversão na tendência de queda desde 2011.

Além disso, 78 mil pessoas tiveram tuberculose no Brasil no ano passado; um aumento de quase 5% em relação a 2021.

O Ministério da Saúde destaca duas causas para o aumento dos números no Brasil: a pandemia da covid-19, que diminuiu as notificações da tuberculose, e a redução de 95% para 88% da cobertura vacinal da BCG entre 2018 e 2019.

A vacina é uma das principais formas de proteção contra casos graves da tuberculose e está disponível de graça no SUS.

As informações foram apresentadas nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde, que lançou também a Campanha Nacional de Combate à Tuberculose.

De acordo com a ministra da Saúde Nísia Trindade, a doença está entre as infecções que mais matam no mundo, só ficando atrás da covid-19.

A tuberculose é causada por um microrganismo que ataca, principalmente, os pulmões e provoca tosse seca ou com secreção de forma persistente, geralmente febre no período da tarde e suor à noite e emagrecimento.

A transmissão é pelo ar, por meio da tosse, do espirro e até da fala próxima de uma pessoa que tenha a doença. A campanha lançada nesta sexta-feira vai reforçar, exatamente, a importância de medidas para prevenir, identificar e tratar a tuberculose.

Segundo a ministra, tudo pode ser feito, de graça, pelo SUS.

O Ministério da Saúde disse, ainda, que vai oferecer, a partir desde mês, um novo teste de urina para identificar a tuberculose em pessoas com o vírus da aids e com baixa imunidade. A pasta lembra ainda que a doença tem cura quando o tratamento é feito da forma correta e até o final.

 

Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Ministros dos G20 não chegam a consenso sobre comunicado conjunto

O documento não foi divulgado por falta de acordo do grupo sobre conflitos no leste europeu e na Faixa de Gaza.

Baixar arquivo
Economia

FGTS Digital entra em vigor nesta sexta-feira

O FGTS Digital usa, como base de dados, o e-Social, que é o banco eletrônico de dados dos empregados. Totalmente operado pela internet, o sistema tem várias opções para gerar guias. Também vai ser responsável por todo o recolhimento mensal do FGTS e pagamento de rescisões e multas rescisórias.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Brasileiro descobre corpo celeste que pode ser um novo planeta

Patryk Sofia Lykawka vive no Japão há 20 anos e é o responsável por estudo que levantou a hipótese de haver um nono planeta no Sistema Solar. Ele diz que ainda não é possível definir um valor fixo para a massa, nem para a órbita do possível novo planeta

Baixar arquivo
Esportes

Fluminense é campeão da Recopa Sul-Americana 2024

Foi com muita emoção, mas o Fluminense venceu a LDU Quito, no Maracanã, por 2 a 0.

Baixar arquivo
Justiça

Decisão do STF pode invalidar direitos trabalhistas, diz especialista

Rodrigo Carelli, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, avalia que a decisão do STF sobre o vínculo entre motoristas de aplicativo e plataformas, pode atingir a todos os trabalhadores. O jurista organizou uma carta, com mais de 500 assinaturas, alertando sobre o risco do julgamento retirar da justiça do trabalho a competência para decidir sobre a relação trabalhista

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Militar recaptura dois fugitivos de presídio em Minas Gerais

Nove presos fugiram do Presídio de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. Dois foram recapturados nesta quinta-feira. 

Baixar arquivo