Estudo mostra a necessidade da dose de reforço contra a covid-19

Publicado em 20/03/2023 - 18:22 Por Eduardo Cupertino - Estagiário Rádio Nacional * - Brasília

Um estudo feito por pesquisadores brasileiros e portugueses indica a necessidade da dose de reforço contra a covid-19 para pessoas com menos de 40 anos. A pesquisa da Universidade Estadual Paulista analisou a resposta das células de defesa de indivíduos com o coronavírus entre 30 e 180 dias após a infecção.

Foi possível perceber que, após a infecção, o sistema imunológico dos pacientes teoricamente saudáveis e com idade de até de 40 anos se assemelha a células de pessoas com obesidade, diabetes e idosas. 

O professor Fabio Santos de Lira, coordenador do projeto nomeado de FIT-Covid, conta que a vacina pode ajudar na recuperação dessas células. 

“A vacinação, o reforço é muito importante a gente frisar que o que sabemos é: após o esquema vacinal completo o sistema nervoso autonômico se restabeleceu. Então toda estratégia que visa amenizar os impactos desse vírus é muito bem vista, então é de suma importância mais atenção e se for algo viável, sim, essas pessoas, elas devem tomar doses de reforço como os idosos.”

É o sistema nervoso simpático o responsável por controlar a pressão arterial, frequência cardíaca e outras funções do corpo que não são conscientes. O pesquisador Fábio Santos explica por que o comprometimento desse sistema após a infecção por covid-19 é preocupante.

 “Esse descontrole do sistema nervoso autônomo, pode sim levar a quadros de comprometimento ali do sistema cardiovascular, ter uma arritmia, ter uma hipertensão arterial, ter algumas complicações por conta da infecção inicial pela covid.”

O estudo com o monitoramento dos pacientes está em andamento e agora pretende descobrir se a normalização do sistema nervoso, após a vacinação dos pacientes, irá se manter ou regredir.

* Com supervisão de Bianca Paiva.

Edição: Bianca Paiva / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Países americanos debateram desafios nas políticas sobre drogas

Três recomendações para os países da América enfrentarem os desafios atuais na política sobre drogas foram anunciadas na sexta-feira, depois de três dias do encontro no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Baixar arquivo
Geral

MT: indígenas lutam por sobrevivência após um mês de queimadas

Já são mais de 40 terras indígenas afetadas pelas queimadas em Mato Grosso, segundo a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do estado.

Baixar arquivo
Geral

Na ONU, Lula diz que Assembleia Geral 'perdeu a vitalidade'

Na Cúpula do Futuro da ONU, neste domingo, 22, em Nova Iorque, o presidente Lula cobrou ambição e ousadia para transformar as relações multilaterais entre os países.

Baixar arquivo
Esportes

Festival Paralímpico bate recorde com mais de 25 mil inscritos

A sétima edição do evento, organizado pelas Loterias Caixa, aconteceu simultaneamente em 120 locais, nos 26 estados e no Distrito Federal. 

Baixar arquivo
Economia

Fiscalização provoca queda de 84% na extração de ouro em garimpos

As medidas de combate à extração ilegal e ao comércio ilegal de ouro no Brasil, adotadas a partir do ano passado pelo governo federal, resultaram na queda da produção desse mineral no país.

Baixar arquivo
Justiça

Denúncias de assédio eleitoral este ano superam os registros de 2022

O Ministério Público do Trabalho informou que recebeu 332 denúncias de chefes que tentaram influenciar o voto ou o apoio dos funcionários a determinado candidato.

Baixar arquivo