Rakel Chaves é mãe solo de dois autistas, o Lucas, de 22 anos e Davi, de 17.
Ela relata uma realidade vivida por muitos outros pais, mães e responsáveis por alguma pessoa com transtorno do espectro autista, a dificuldade no tratamento.
Especialistas, tratamentos, terapias, a Rakel não consegue pelo Estado. O filho mais velho já passou da fase escolar, e todo esse cuidado é muito caro, impossível de custear com as duas bolsas que recebe do Benefício de Prestação Continuada, já que não sobra tempo para trabalhar.
A única esperança de Rakel e de outros pais como ela é contar com o apoio de instituições.
Aqui em Brasília, o CRIAF, Centro de Referência Inclusiva e Apoio às Famílias de Autistas, e o Instituto Florescência estão buscando um espaço para atender a essas famílias. Quem explica é Flávia Queiroga, presidente do CRIAF.
De acordo com o instituto Baresi, de doenças raras, um estudo feito em 2012, mostra que no Brasil, cerca de 78% dos pais abandonaram as mães de crianças com deficiências e doenças raras, antes que os filhos completassem 5 anos de idade.
Apesar das adversidades que o transtorno impõe, cada caso é muito específico e existem diferentes níveis de grau de suporte que a pessoa autista exige.
A psicóloga especialista em autismo e desenvolvimento infantil, Michele Procópio, ressalta que quanto mais a pessoa com autismo recebe estímulos, mais ela se desenvolve. Mas a família também deve ser amparada desde o momento do diagnóstico.
É importante lembrar que a inclusão de pessoas com algum tipo de transtorno ou deficiência na sociedade não é um favor, mas sim um direito reservado pela Constituição.
Neste dia 2 de abril, é celebrado o dia mundial de conscientização sobre o autismo. O logotipo da neurodiversidade, que pode ser encontrado em vagas de estacionamento reservadas para autistas, por exemplo, é representado por um símbolo colorido com um quebra-cabeças e com todas as cores do arco-íris, e celebra a esperança e diversidade de expressão do transtorno do espectro autista.
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 13/04/2024 – População participa do dia D de vacinação contra a gripe, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, zona norte da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil 2º Procissão do Zé Pelintra saindo do santuário nos Arcos da Lapa e finalizando na Cinelândia, no centro da cidade, com um ato contra a intolerância religiosa.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Clara Fafá/Vitória FC/Direitos Reservados Vitória-ES vence Ceilândia-DF por 1 a 0 no jogo de ida da Segunda Fase - mata-mata - em 29/07/2023](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Maceió (AL) 18/12/2023 – Centro integrado de monitoramento e alerta da Defesa Civil, agentes de plantão atendem os chamados da população e monitoram o tempo em toda a capital, para enviar alertas, quando necessário.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![José Cruz/Agência Brasil Dinheiro, Real Moeda brasileira](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Melina Mara/Proibida reprodução Washington , DC - January 20: Newly sworn-in President Donald Trump takes part in a signing ceremony in the President’s Room following the 60th inaugural ceremony on January 20, 2025, at the US Capitol in Washington, DC. Trump became the 47th president of the United States in a rare indoor inauguration ceremony. Also in attendance are: Senate Majority Leader Sen. John Thune (R-S.D.), Senate Minority Leader Sen. Chuck Schumer (D-N.Y.), Sen. Deb Fischer (R-Nebraska), Sen. Amy Klobuchar (D-Minn.), newly sworn-in Vice President JD Vance, Melania Trump, House Speaker Mike Johnson (R-La.), House Majority Leader Steve Scalise (R-La.) and House Minority Leader Hakeem Jeffries (D-N.Y.). Reuters/Melina Mara/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)