Remédios à base da cannabis auxiliam no tratamento de doenças

Medicações amenizam efeitos de Parkinson e Alzheimer, entre outros

Publicado em 03/04/2023 - 08:20 Por Beatriz Albuquerque* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

“Ela vê coisas que não vejo. Ela sente coisas que eu não sinto. Enquanto a gente precisa falar para ser entendida, ela só com o olhar se faz ser entendida”.

Rafaela Marchi descreve a filha Lia, de quatro anos, dessa maneira. A menina nasceu com uma síndrome que compromete o desenvolvimento global, causando atrasos na fala, na socialização e na parte motora.

A menina Lia é atendida por muitos profissionais e faz inúmeras terapias que auxiliam a ter uma vida mais confortável. Mas há sete meses, depois de ler muito sobre o assunto, a família decidiu buscar um médico, que usa a cannabis medicinal em casos como os da Lia, e a Rafaela conta que os resultados foram surpreendentes.

"A Lia melhorou o sono, ela tinha um sono agitado, Hoje ela dorme um sono contínuo e calmo. A Lia está mais concentrada, a linguagem receptiva dela melhorou demais. 'Lia, senta', ela vai lá e senta rápido. 'Lia, você gostou disso?', ela responde sim. Os movimentos repetitivos dela atenuaram demais".

E muitos pacientes como a Lia e até que possuem outros tipos de doenças estão se beneficiando do tratamento à base da cannabis. O médico Wellington Briques é pesquisador da área e aplica esse tratamento em vários pacientes. Ele explica que muitos transtornos podem ser amenizados com as medicações da base da planta, como Parkinson, Alzheimer, dores crônicas e até doenças mentais.

"Nós também temos dados no tratamento de ansiedade, depressão e insônia. Cada vez mais nós ampliamos o nosso conhecimento de novas utilizações da cannabis. Existem indicações muito precisas e a forma de utilização também".

No Brasil, ainda não é permitido o cultivo da planta, mas já se pode manipular e preparar os medicamentos. Todas as regras, incluindo as de importação de medicamentos à base de cannabis, estão disponíveis em anvisa.gov.br.

* Com sonoplastia de Jaílton Sodré.      

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo