Começou nesta segunda-feira (10) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, mais conhecida como gripe. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 90% dos mais de 81 milhões brasileiros que fazem parte dos grupos prioritários.
Podem receber o imunizante, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres que acabaram de ter filho, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, idosos com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas ou com deficiência permanente.
Também são prioritários professores, profissionais das forças armadas e de segurança, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A campanha acontece agora em abril antes da chegada do inverno, quando as baixas temperaturas levam ao aumento nos casos de doenças respiratórias. A presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Mônica Levi, destaca a segurança da vacina.
O aposentado Adão Eusébio Francisco, de 84 anos, diz que o imunizante ajuda a diminuir os sintomas da gripe.
Para o aposentado Valmir de Melo, de 65 anos, a vacina é positiva.
A campanha de vacinação segue até o dia 31 de maio. Para se vacinar, basta ir a uma unidade básica de saúde com documento oficial de identificação e carteira de vacina.