Fiocruz identifica variante da hepatite B entre indígenas de Rondônia

Publicado em 04/04/2023 - 14:17 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Estudo feito pela Fundação Oswaldo Cruz em Rondônia, na região norte do país, identificou, pela primeira vez, a presença de uma variante do vírus da hepatite B entre a população indígena daquele estado. O genótipo D encontrado é predominante da região sul do Brasil e a sua presença, segundo os pesquisadores, sugere que a doença hepática está mais avançada quando comparada a outras variantes. 

A pesquisadora e coordenadora do estudo, Deusilene Vieira, salienta, no entanto, que o resultado não quer dizer que a doença esteja mais agressiva, ou com traços de maior gravidade entre os indígenas, mas que precisa ser melhor explorada pela comunidade científica. Ela explicou que esta variante D já circula entre os não-indígenas na região da Amazônia. 

"Mas foi o contato que eles tiveram, em algum momento do passado. Muitas vezes, a transmissão acontece entre eles mesmo - a transmissão intradomiciliar - e, em outras vezes, pelas formas de transmissão que a hepatite B é transmitida usualmente".

Deusilene ressalta, ainda, a importância da vacinação para a hepatite B e um acompanhamento constante dos pacientes. 

"A Amazônia, principalmente os estados de Rondônia, Acre e parte do estado do Amazonas, é uma região endêmica para os vírus da hepatite B, e também para o vírus da hepatite delta (hepatite D). Então, nesta região que a gente já sabe que tem a presença desse vírus, vale a pena ficar fazendo uma vigilância laboratorial, que inclui genômica para avaliar as variações de vírus diferentes que a gente tem aqui, assim como o acompanhamento clínico destes pacientes".

Segundo a Fiocruz, Rondônia é o segundo estado com maior número de casos de hepatite B no Brasil. A doença é a segunda maior causa de óbitos entre as hepatites virais no país. Em Porto Velho, capital do estado, há atualmente 7.977 pacientes crônicos cadastrados no Ambulatório de Hepatites do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical, referência no atendimento aos pacientes em Rondônia. 

Edição: Raquel Mariano / Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo