Pessoas com comorbidades podem tomar vacina bivalente contra covid-19

Inclusão, feita pelo Ministério da Saúde, vale para maiores de 12 anos

Publicado em 01/04/2023 - 16:52 Por Fabiana Sampaio* - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério da Saúde incluiu as pessoas com comorbidades nos grupos considerados prioritários para receber a vacina bivalente contra a covid-19.

De acordo com nota técnica, a inclusão ocorreu por conta da disponibilidade de doses do imunizante e seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A recomendação é para pessoas a partir de 12 anos e que receberam ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário. A lista com cerca cerca de 20 tipos de comorbidades pode ser encontrada no site do Ministério da Saúde.

Até agora, quase 7 milhões de doses já foram aplicadas no público prioritário. Os idosos entre 70 e 74 anos lideram a lista com maior índice de vacinação.

Além de idosos, também podem se vacinar trabalhadores da saúde; indígenas; ribeirinhos e quilombolas; gestantes e mulheres que tiveram filho há pouco tempo; pessoas com deficiência permanente; privadas de liberdade; trabalhadores e moradores, a partir de 12 anos, de Instituições de Longa Permanência.

Para receber a dose da vacina bivalente, a pessoa deve respeitar o intervalo mínimo de quatro meses da última dose recebida.

O Ministério da Saúde reforçou que quanto mais pessoas atualizarem a caderneta, maior será a proteção coletiva contra o vírus.

O governo federal tem alertado também sobre a circulação de notícias falsas que prejudicam a ampliação das coberturas vacinais no país, e orienta que a população busque sempre informações nos canais oficiais.

 

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Sheily Noleto/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo