O estado do Rio de Janeiro registrou o segundo caso de ave silvestre contaminada com a Influenza Aviária. A ave migratória foi recolhida na praia dos Tamoios, em Cabo Frio, na região dos Lagos.
Segundo o governo, não houve exposição de pessoas ao animal e não há registro de transmissão para humanos no estado.
O governo do estado criou um Plano de Contingência com medidas de controle para detectar com antecedência e conter a disseminação do vírus em aves domésticas, silvestres e exóticas.
A Secretaria de estado de Saúde está estruturando um painel de monitoramento da Influenza Aviária, com um fluxo de comunicação entre órgãos competentes para informar qualquer mortalidade de aves suspeitas, assim como pessoas com suspeita de síndrome gripal com histórico de contato com aves suspeitas.
De acordo com o governo fluminense, não há motivos de preocupação para a população, pois no momento não há transmissão direta, de pessoa para pessoa.
A doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. E as infecções humanas pelo vírus ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas.
A orientação é que a população evite qualquer contato direto com aves caídas, mortas ou não, domésticas, silvestres e migratórias, além de mamíferos aquáticos, de qualquer espécie.
Qualquer suspeita de animal contaminado deve ser comunicada imediatamente ao Núcleo de Defesa Agropecuária da região ou à Coordenação de Vigilância Ambiental do município.
![Joel Rodrigues/Agência Brasíli Brasília (DF), 02.05.2024 - Os candidatos do Distrito Federal que farão o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) estão aproveitando os últimos dias para revisar o conteúdo. Cerca de 160 pessoas acompanharam o último aulão preparatório promovido pela Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![ElasticComputeFarm/Pixabay Biblioteca, Livros, Estantes de livros. Foto: ElasticComputeFarm/PixaBay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Polícia Federal Brasília/DF - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (8/2) a Operação Tempus Veritatis para apurar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Foto: Polícia Federal](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF) 11/02/2025 – Entrada principal do encontro dos novos prefeitos e prefeitas, no centro de convenções Ulisses Guimarães.
Governo federal fortalecendo os municípios.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Bruno Kelly/Direitos Reservados Comunidade Yanomami em Roraima](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)