Rio de Janeiro registra 2º caso de gripe aviária em animais

Publicado em 25/05/2023 - 16:47 Por Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro registrou o segundo caso de ave silvestre contaminada com a Influenza Aviária. A ave migratória foi recolhida na praia dos Tamoios, em Cabo Frio, na região dos Lagos.

Segundo o governo, não houve exposição de pessoas ao animal e não há registro de transmissão para humanos no estado.

O governo do estado criou um Plano de Contingência com medidas de controle para detectar com antecedência e conter a disseminação do vírus em aves domésticas, silvestres e exóticas.

A Secretaria de estado de Saúde está estruturando um painel de monitoramento da Influenza Aviária, com um fluxo de comunicação entre órgãos competentes para informar qualquer mortalidade de aves suspeitas, assim como pessoas com suspeita de síndrome gripal com histórico de contato com aves suspeitas.

De acordo com o governo fluminense, não há motivos de preocupação para a população, pois no momento não há transmissão direta, de pessoa para pessoa.

A doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. E as infecções humanas pelo vírus ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas.

A orientação é que a população evite qualquer contato direto com aves caídas, mortas ou não, domésticas, silvestres e migratórias, além de mamíferos aquáticos, de qualquer espécie.

Qualquer suspeita de animal contaminado deve ser comunicada imediatamente ao Núcleo de Defesa Agropecuária da região ou à Coordenação de Vigilância Ambiental do município.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo