Governo abre crédito de R$ 200 milhões para combater gripe aviária

Publicado em 06/06/2023 - 18:40 Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Governo Federal abriu um crédito extraordinário de R$ 200 milhões para o enfrentamento da gripe aviária.

Além disso, com o estado de emergência zoossanitária em vigor no país e a confirmação de casos da doença em aves silvestres em quatro estados, as ações de controle serão intensificadas.

A Medida Provisória é assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Foi identificado nessa segunda-feira (5), mais um caso de Influenza Aviária em uma ave silvestre migratória, encontrada numa praia de Niterói, na região metropolitana do Rio. Com esse registro, o total de aves com gripe aviária no estado subiu para seis. A ave é da espécie fregata; as demais são da espécie trinta-réis-real.

O estado de São Paulo registrou o primeiro foco de influenza aviária. A ave silvestre foi encontrada em Ubatuba, no litoral norte.

Estão confirmados 24 focos em aves silvestres no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Mesmo assim, o Brasil continua livre de influenza aviária na criação comercial, podendo exportar carne e ovos para consumo, como avalia o chefe do Laboratório de Virologia Molecular do Instituto de Biologia da UFRJ, Amílcar Tanuri.

A criação de aves como animais de estimação merece cuidado ainda maior no que se refere aos riscos de transmissão da gripe aviária, como alerta o professor de virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rodrigo Brindeiro.

Entre as ações de controle e combate à Influenza Aviária que estão sendo desenvolvidas, estão a rápida identificação, testagem e cuidados sanitários dos casos suspeitos e o estabelecimento ou criação de aves num raio de, pelo menos, 10 quilômetros de distância dos focos nos estados com casos confirmados.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Educação

Fies: 68,23% dos inscritos são mulheres

Dados do Ministério da Educação revelam que pretos ou pardos representam 56,1% dos inscritos no Fundo de Financiamento Estudantil em 2023. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: cresce o número de candidatos indígenas

Levantamento do Inesc mostra que Roraima tem o maior número proporcional de candidaturas de indígenas no Brasil. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Manaus distribui mantimentos e kits de higiene para atingidos por seca

Em estado de emergência, Manaus inicia nesta segunda-feira (16) a primeira fase da operação Estiagem. No Amazonas a situação preocupa devido à queda do nível dos rios do estado.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Acordo finaliza atividades de mineradora na Serra do Curral em BH

Um acordo firmado na Justiça Federal pôs fim às atividades da Mina Granja Corumi, localizada na Serra do Curral, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Serra dos Órgãos, no Rio, enfrenta incêndios há uma semana

Maior rede de trilhas do Brasil e um dos locais mais buscados para a prática de esportes de montanha do país, o Parque Nacional também está sendo atingido por fortes incêndios. Ao todo, 36 brigadistas, com apoio do Corpo de Bombeiros, atuam no local desde a noite da última terça-feira (10).

Baixar arquivo
Saúde

Saiba como se proteger da fumaça dos incêndios florestais

A fumaça tem gases tóxicos e pode prejudicar a saúde e agravar doenças como rinite, asma e alergias. Médica presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia alerta para os cuidados. 

Baixar arquivo