logo Radioagência Nacional
Saúde

Governo abre crédito de R$ 200 milhões para combater gripe aviária

Baixar
Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional
06/06/2023 - 18:40
Rio de Janeiro

O Governo Federal abriu um crédito extraordinário de R$ 200 milhões para o enfrentamento da gripe aviária.

Além disso, com o estado de emergência zoossanitária em vigor no país e a confirmação de casos da doença em aves silvestres em quatro estados, as ações de controle serão intensificadas.

A Medida Provisória é assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Foi identificado nessa segunda-feira (5), mais um caso de Influenza Aviária em uma ave silvestre migratória, encontrada numa praia de Niterói, na região metropolitana do Rio. Com esse registro, o total de aves com gripe aviária no estado subiu para seis. A ave é da espécie fregata; as demais são da espécie trinta-réis-real.

O estado de São Paulo registrou o primeiro foco de influenza aviária. A ave silvestre foi encontrada em Ubatuba, no litoral norte.

Estão confirmados 24 focos em aves silvestres no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Mesmo assim, o Brasil continua livre de influenza aviária na criação comercial, podendo exportar carne e ovos para consumo, como avalia o chefe do Laboratório de Virologia Molecular do Instituto de Biologia da UFRJ, Amílcar Tanuri.

A criação de aves como animais de estimação merece cuidado ainda maior no que se refere aos riscos de transmissão da gripe aviária, como alerta o professor de virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rodrigo Brindeiro.

Entre as ações de controle e combate à Influenza Aviária que estão sendo desenvolvidas, estão a rápida identificação, testagem e cuidados sanitários dos casos suspeitos e o estabelecimento ou criação de aves num raio de, pelo menos, 10 quilômetros de distância dos focos nos estados com casos confirmados.

x