São Paulo regulamenta fornecimento de canabidiol para doenças raras
O governo do estado de São Paulo regulamentou o fornecimento de medicamentos à base de canabidiol pelo SUS para o tratamento das seguintes doenças raras: Síndrome de Dravet, Síndrome de Lennox-Gastaut e Esclerose Tuberosa.
A síndrome de Lennox Gastaut também gera epilepsias nos infantes, mas a causa é a má formação cerebral na gestação. Por fim, a esclerose Tuberosa é uma doença genética que causa deficiência mental, epilepsia e erupção facial.
As 3 doenças não têm cura, mas há tratamentos principalmente para diminuir as crises de epilepsia e que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Liane Maria Pereira mora no Rio Grande do Sul e tem uma filha com síndrome de Dravet, ela explicou como a qualidade de vida da filha melhorou muito após o uso de medicamentos à base de canabidiol.
Atualmente Liane planta e fabrica o próprio remédio para uso de sua filha, pois conseguiu o primeiro Habeas Corpus no Rio Grande do Sul para o plantio de Cannabis com fins medicinais. Na opinião dela, o SUS deveria ampliar o uso dos remédios à base de canabidiol para outras doenças nas quais a substância tem eficácia comprovada.
Não há ainda previsão de ampliar o uso de remédios à base de canabidiol para outras doenças no estado de São Paulo.