SUS deve disponibilizar vacina contra esquistossomose no final de 2025

Publicado em 13/06/2023 - 13:51 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Schistovac, vacina contra a esquistossomose, desenvolvida com tecnologia brasileira, deve estar disponível para o Sistema Único de Saúde no final de 2025. 

O imunizante desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Cruz está no processo final dos ensaios clínicos e aguarda a pré-qualificação pela Organização Mundial da Saúde, como explica a pesquisadora da Fiocruz, Miriam Tendler. Se for aprovada, a vacina será a primeira no mundo a proteger contra um verme.

A pesquisadora ressalta que assim como aconteceu na covid-19, que começou com duas doses da vacina e, depois, chegou a cinco doses, poderá ser necessário fazer posteriormente o ajuste do número de doses da Schistovac e do intervalo entre elas.

O projeto entrou em fase clínica entre 2010 e 2011. Até agora, foram feitos cinco testes clínicos importantes. Nos ensaios pré-clínicos, a vacina mostrou uma redução de mais de 90% da infecção em animais.

Também conhecida como barriga d’água, a esquistossomose ocorre em áreas tropicais e subtropicais, em comunidades carentes, sem acesso a água potável e sem saneamento adequado. Ela é causada pelo Schistosoma mansoni, um parasita que ao entrar na corrente sanguínea pode atingir órgãos vitais como, por exemplo, o fígado.

O Ministério da Saúde estima que, no Brasil, mais de 1,5 milhão de pessoas vivem em áreas sob o risco de contrair a doença. Sendo os estados das regiões Nordeste e Sudeste os mais afetados.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo
Educação

Brasil ganha Mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos

O primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos foi conquistado pela equipe Los Atômicos, de Araras (SP). A segunda colocação ficou com outra equipe do interior paulista, de Santa Cruz do Rio Pardo.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo