Baixada Fluminense vai ganhar unidade do Instituto Estadual do Câncer
A Baixada Fluminense vai ganhar, em dois anos, uma unidade exclusiva para tratamento oncológico: o Instituto Estadual do Câncer. Segundo anunciou a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, as obras se iniciam ainda este ano no município de Nova Iguaçu.
As novas instalações ficarão ao lado do Rio Imagem Baixada, novo centro de exames de imagem, inaugurado no início da semana. A unidade vai atuar no diagnóstico, no tratamento e na realização de cirurgias de câncer. De acordo com o projeto, o hospital terá 86 leitos, sendo 20 unidades de tratamento intensivo, 20 consultórios médicos, 26 cadeiras para quimioterapia, um equipamento de radioterapia e um para realização de pet-scan, além de outros aparelhos que vão auxiliar o diagnóstico e tratamento.
A Secretaria de Estado de Saúde vem apostando na descentralização do atendimento na capital. Com repasse para as cidades investirem em hospitais especializados e em projetos de polos regionais. Além da Baixada Fluminense, a região serrana também terá uma unidade oncológica estadual, já em construção na cidade de Nova Friburgo.
* Com supervisão de Léo Rodrigues da Rádio Nacional no Rio de Janeiro.
![Arquivo/Tânia Rêgo/Agência Brasil Construção Civil, Obras, canteiro de obras, construção, trabalhadores](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/Cultura RJ Rota da Leitura](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Action Images via Reuters/Carl Recine/Direitos Reservados Jogador posiciona bola para cobrança de escanteio em partida da Premier League - campeonato inglês](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 11/02/2025 - Ministro da Fazenda Fernando Haddad, tendo ao lado o presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre, o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha e o senador Randolfe Rodrigues, fala com jornalistas após reunião na residência oficial do Senado. Na reunião, os ministros vão entregar a Alcolumbre a lista dos projetos prioritários do governo federal em tramitação no Congresso e os que ainda serão enviados à Casa. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)