Uma doença silenciosa, de causa desconhecida e que não tem prevenção. Esse é o câncer ósseo. O tipo mais comum da doença atinge principalmente crianças e adolescentes.
No mês dedicado à conscientização sobre o câncer ósseo, o Into, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, alerta para a importância do diagnóstico precoce. Apesar de representar apenas 2% de todas as patologias oncológicas no Brasil, a doença pode se tornar ainda mais agressiva se identificada tardiamente.
O chefe da Oncologia Ortopédica do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Walter Meohas, destaca que as taxas de sobrevivência são maiores quando ele é descoberto cedo.
“O câncer ósseo é uma neoplasia, como todo câncer é uma neoplasia maligna, que provoca dor e evolui quando não tratada adequadamente pro óbito. Não tem como prevenir o câncer ósseo. Tem como você fazer um diagnóstico precoce, valorizar a dor da criança, valorizar as queixas que possam aparecer no aparelho locomotor, principalmente no esqueleto.”
O tumor ósseo primário mais comum - conhecido como osteossarcoma - atinge principalmente crianças e adolescentes. A doença se desenvolve com mais frequência nos ossos longos, como o fêmur, a tíbia e o úmero. Walter Meohas alerta: a conduta mais adequada é procurar logo um especialista.
“Assim que você tiver o diagnóstico de uma lesão óssea, de um tumor ósseo, ou tiver uma dúvida se você tem ou não um tumor ósseo, esse é o momento certo de procurar um especialista. Insisto em dizer que o diagnóstico precoce, o menor volume tumoral, significa que o prognóstico é muito melhor pro paciente. Prognóstico no sentido de sobrevida e prognóstico no sentido de manter o membro acometido pela tumoração.”
Entre os principais sintomas, estão a dor local intensa e o aumento de volume da região afetada.
* Matéria corrigida em 25/07/2023, às 9h26. Diferente do que foi informado, Walter Mehoras é chefe da Oncologia Ortopédica do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia e não do Inca.
![Divulgação/Combat Armor Carro blindado produzido pela Combat Armor para a Polícia Rodoviária Federal. Veículo apresentou série de problemas. – Foto: Divulgação/Combat Armor](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Secretaria de Comunicação Social/Divulgação Brasília (DF) 21/12/2024 - Conheça a identidade visual do BRICS Brasil: árvore amazônica traduz objetivos do grupo.
Foto: Secretaria de Comunicação Social/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Meta/Divulgação Brasília (DF), 08/01/2025 - Logo da empresa Meta. Facebook, Messenger, Instagram, Whatsapp. Foto: Meta/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Hatem Khaled/Proibida reprodução Palestinians react to news on a ceasefire deal with Israel, in Khan Younis in the southern Gaza Strip, January 15, 2025. Reuters/Hatem Khaled/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)