Grande Rio tem cerca de 214 tiroteios e 62 mortos apenas em julho

Publicado em 04/08/2023 - 17:37 Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Grande Rio teve pelo menos 214 tiroteios e disparos de arma de fogo no mês de julho deste ano. No total, essas ocorrências deixaram 62 mortos e 87 feridos. Em 70% dos confrontos armados houve vítimas. 

Também foram registradas 11 vítimas de balas perdidas, das quais quatro morreram. O número é bem maior do que em julho do ano passado, quando houve três vítimas. 

A maioria das ocorrências de balas perdidas foi observada em ações policiais: oito, sendo dois mortos e seis feridos. As ações policiais resultaram em 86 tiroteios no mês, no Grande Rio, dos quais 98% deixaram baleados. 

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (4) pelo Instituto Fogo Cruzado, organização não governamental que monitora situações de violência armada em alguns estados brasileiros. Para o coordenador do Fogo Cruzado no Rio, Carlos Nhanga, esses números são um retrato fiel do atual panorama da violência a que o Rio de Janeiro chegou. 

A maioria dos tiroteios envolvendo ou não a polícia ocorreu na cidade do Rio de Janeiro. Foram 125 ocorrências, com 31 mortos e 40 feridos. Também se destacam os municípios de São João de Meriti, com 16 tiroteios, seis mortos e dois feridos, São Gonçalo, com 15 tiroteios, três mortos e dez feridos e Duque de Caxias, com 13 tiroteios, nove mortos e oito feridos. 

No Rio de Janeiro, há uma grande desigualdade em termos de regiões da cidade. Enquanto na Zona Norte foram registrados 73 tiroteios, com 18 mortos e 23 feridos, na Zona Sul foi apenas um tiroteio, sem vítimas. Na Zona Oeste, foram 45 tiroteios, com 12 mortos e 16 feridos.  

As polícias Militar e Civil dizem que suas ações são feitas com planejamento e buscam resguardar vidas. A PM informa também que a opção pelo confronto armado é sempre dos criminosos. 

Edição: Nadia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores buscam novos fármacos no tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo
Educação

Brasil ganha Mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos

O primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos foi conquistado pela equipe Los Atômicos, de Araras (SP). A segunda colocação ficou com outra equipe do interior paulista, de Santa Cruz do Rio Pardo.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo