Quase 1.800 municípios têm menos de um médico para cada mil habitantes

Publicado em 16/08/2023 - 16:21 Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Quase 1.800 municípios brasileiros tinham menos de um médico para cada mil habitantes no serviço público em 2021. A informação é do Instituto República.org, que mantém um painel baseado em dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

As 10 cidades com menores taxas estão nas regiões Norte e Nordeste. Enquanto as dez maiores taxas estão nas regiões Sul e Sudeste. 

A falta de infraestrutura e a questão salarial são apontados como razões para dificuldade em reter médicos em cidades menores. 

Para enfrentar isso, o diretor científico da Associação Médica Brasileira José Eduardo Dolci, propõe uma carreira de médico nacional que envolva municípios, estados e União.

O diretor de Políticas Públicas do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, Arthur Aguillar, diz que mesmo dentro de grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, existem diferenças entre regiões. Ele defende incentivos para os profissionais.

O Ministério da Saúde disse que a questão da carreira nacional de médico ainda precisa ser avaliada. Mas, em nota, informou que adotou ações urgentes para fortalecer a Atenção Primária, como a abertura de 5.900 vagas no Mais Médicos e um edital de coparticipação com os municípios com mais de 10 mil vagas.  

 

Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

São Paulo fará Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Estado de São Paulo quer imunizar mais de 18 milhões de pessoas contra a gripe durante a campanha de vacinação. 

Baixar arquivo
Segurança

Saidinha de presos temporários favorece facções criminosas, diz IAB

Presidente da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros diz que facções aproveitam as condições precárias do sistema penitenciário brasileiro para crescer. 

Baixar arquivo
Cultura

Exposição de Claudia Andujar revela sua jornada artística e ativista

A exposição "Claudia Andujar – Cosmovisão" lança novas luzes sobre o percurso artístico de uma das mais reconhecidas fotógrafas no Brasil.

Baixar arquivo
Política

Padilha rebate críticas e diz que não guarda rancor de Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, chamou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, de desafeto e incompetente. 

Baixar arquivo
Justiça

PGR defende derrubada do marco temporal das terras indígenas no STF

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, quer que o Supremo Tribunal Federal considere o marco temporal, recriado pelo Congresso Nacional em 2023, inconstitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

OMS inclui Fiocruz na rede de cooperação que pesquisa o coronavírus

A iniciativa da OMS, chamada CoViNet, é um desdobramento da rede de laboratórios de referência que reúne 36 laboratórios de 21 países.

Baixar arquivo