Um estudo inédito quer ajudar na prevenção do diabetes tipo 2. A ação é realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Beneficência Portuguesa de São Paulo e vai avaliar como os cidadãos com alto risco de desenvolver a doença são diagnosticados e quais cuidados recebem por parte das unidades de saúde.
Segundo o Ministério, não existe no Brasil uma investigação aprofundada que identifique como essas pessoas estão sendo cuidadas. A iniciativa faz parte do Programa de Prevenção de Diabetes, desenvolvido pelo SUS, o Sistema Único de Saúde.
Já está disponível de maneira online uma série de perguntas diretas e focadas para profissionais de saúde e para instituições, como unidades de saúde, hospitais, clínicas particulares e ambulatórios de modo geral. As respostas vão servir para estimar como são feitos os cuidados com esses pacientes e para aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos hoje pelo sistema de saúde brasileiro.
Os formulários seguem disponíveis para preenchimento até o próximo dia 30 de setembro no site do Ministério da Saúde e também na página da Beneficência Portuguesa de São Paulo.