Novo medicamento contra Diabetes tipo 2 é aprovado pela Anvisa

Publicado em 26/09/2023 - 19:48 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um novo medicamento contra a diabetes tipo 2 foi aprovado nesta segunda-feira pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O remédio tem como base a tirzepatida, que controla o açúcar no sangue das pessoas que têm a doença. A diabetes é aquela doença conhecida pelas altas taxas constantes de açúcar no sangue, a chamada hiperglicemia.

Isso acontece por causa da falta de insulina, hormônio que mantém o metabolismo da glicose, do açúcar no sangue. Sem tratamento a pessoa pode ficar cega, ter problemas nos rins, como insuficiência renal, e ter membros amputados.

E quando o tratamento é feito, a medicação pode levar a um quadro oposto, a falta de açúcar no sangue, a chamada hipoglicemia.

A aposentada Rosa Luísa Riberio passou exatamente por isso quando começou a tratar a diabete tipo 2.

Mas um medicamento injetável, em forma de caneta, chamado Ozempic, melhorou a qualidade de vida dela.

Segundo a Anvisa, a tirzepatida reduz muito a quantidade de hemoglobina glicada, um indicador importante da diabetes.

Com isso, ajuda a diminuir o risco de doenças microvasculares, cegueira, insuficiência renal e amputação de membros.

O novo medicamento, com nome comercial Mounjaro, também é uma injeção em forma de caneta, semelhante ao Ozempic. E também ajuda na perda de peso, além de controlar o nível de açúcar no sangue. Só que melhor.

É o que explica o médico endocrinologista e coordenador do Centro de Pesquisas Clínicas do Brasil, João Lindolfo Cunha Borges.

Mas, o médico alerta que, mesmo que a nova droga seja aprovada para perda de peso, ela não é a solução de todos os problemas.

O novo medicamento ainda não está disponível nas farmácias porque vai passar por um estudo de preço, para depois ser colocado na linha de produção do fabricante.

Estima-se que quase 463 milhões de pessoas no mundo, de 20 a 79 anos, têm diabetes.

Desse total, o diabetes tipo 2 é responsável por quase 90% dos casos. No Brasil, são quase 17 milhões de adultos com a doença.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo
Educação

Brasil ganha Mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos

O primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos foi conquistado pela equipe Los Atômicos, de Araras (SP). A segunda colocação ficou com outra equipe do interior paulista, de Santa Cruz do Rio Pardo.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo