PNI 50 anos: as fake news do movimento antivacina

Publicado em 13/09/2023 - 19:42 Por Tâmara Freire - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A dúvida do Alan Santos também preocupa muitos outros pais pelo Brasil. Mas o único efeito importante da vacina tríplice viral é a proteção das crianças contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, doenças que podem deixar sequelas graves e até matar.

A associação entre as vacinas e o autismo é uma das primeiras fake news divulgadas pelo movimento antivacina e já foi desmentida por muitas pesquisas, incluindo uma que acompanhou mais de 650 mil crianças. Ainda assim, essa mentira continua circulando e espalhando hesitação. A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabela Ballalai explica que qualquer fármaco pode ter efeitos adversos, mas eles são raríssimos no caso das vacinas. Além disso, os riscos que as doenças trazem são sempre muito superiores.

O movimento antivacinista ganhou mais força no Brasil durante a pandemia de covid-19, quando até mesmo autoridades, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, espalharam mentiras sobre a vacina. A também diretora da SBim, Melissa Palmieri, defende uma atuação ostensiva contra a desinformação.

E as redes sociais entregaram um megafone nas mãos dos mentirosos. De acordo com levantamento do Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, quando o Movimento Nacional pela Vacinação foi lançado, houve uma ação coordenada e pelo menos 36 mil perfis replicaram mais de 100 mil publicações com conteúdo antivacina. Mas de acordo com o coordenador do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, essa movimentação já esta sendo monitorada pelo governo federal.

O Carlos Henrique já sabe o que fazer quando ouvir alguma informação alarmante sobre vacinas.

Além do Ministério da Saúde, outras instituições confiáveis sobre vacinas são a Fiocruz, no site, e a própria Sociedade Brasileira de Imunizações no endereço familia.sbim.org.br .

 

Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Casos de feminicídio e tentativa crescem no Rio

Os registros de feminicídio e tentativa de feminicídio no estado do Rio de Janeiro aumentaram quase 48% nos dois primeiros meses do ano, segundo dados do Instituto de Segurança Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonato Brasileiro de Futebol 2024 começa neste sábado

Rádio Nacional transmite jogo do Fluminense contra o Bragantino neste sábado (13), às 21h. 

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo fará Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Estado de São Paulo quer imunizar mais de 18 milhões de pessoas contra a gripe durante a campanha de vacinação. 

Baixar arquivo
Segurança

Saidinha de presos temporários favorece facções criminosas, diz IAB

Presidente da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros diz que facções aproveitam as condições precárias do sistema penitenciário brasileiro para crescer. 

Baixar arquivo
Cultura

Exposição de Claudia Andujar revela sua jornada artística e ativista

A exposição "Claudia Andujar – Cosmovisão" lança novas luzes sobre o percurso artístico de uma das mais reconhecidas fotógrafas no Brasil.

Baixar arquivo
Política

Padilha rebate críticas e diz que não guarda rancor de Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, chamou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, de desafeto e incompetente. 

Baixar arquivo