Enem 2023: como lidar com a ansiedade antes das provas

Publicado em 19/10/2023 - 22:10 Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Com a proximidade das provas do Enem 2023, que serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro, o estudante Edson Junior Moraes Cardoso, de 18 anos, morador do Novo Gama, Goiás, tem se dedicado a revisar conteúdos e já assume sentir certa ansiedade.

Estudante da rede pública de ensino municipal, Edson deseja cursar psicologia. Para ele, deixar um pouco de lado o estresse causado pelos estudos pode ajudar no desempenho.

O psicólogo e professor universitário Maurício Bueno, integrante da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia, destaca que os estudantes precisam manter o foco nos esforços feitos para chegar bem preparados para realizar as provas.

E se na hora do exame der ‘branco’ diante de uma questão, o ideal, segundo Bueno, é cuidar primeiro desse pico de ansiedade, por exemplo, com exercícios de respiração.

Para a véspera das provas, o psicólogo Maurício Bueno orienta que os estudantes realizem atividades que promovem o bem-estar, como alimentação saudável e uma boa noite de sono.

A edição 2023 marca os 25 anos do exame, que começou a ser aplicado em 1998. As notas obtidas no Enem abrem oportunidades de ingresso no ensino superior através do Sisu, Prouni e Fies. 

 

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo