Uma reunião de dependentes químicos já recuperados ou em busca de recuperação para lutar contra o vício e permanecerem limpos. Assim, surgiu o primeiro grupo de Narcóticos Anônimos, em 5 de outubro de 1953, no sul da Califórnia, nos Estados Unidos.
Quando a irmandade foi criada, os Alcoólicos Anônimos já estavam ativos desde 1935 e ajudavam pessoas que sofriam com abuso de álcool. Baseado nos doze passos do AA, James Patrick Kinnon, conhecido como "Jimmy K.", e alguns amigos que tinham frequentado os Alcoólicos Anônimos organizaram um grupo para acolher também aqueles que tinham vício em drogas.
A literatura mais antiga que se conhece do grupo é o Livreto Branco. Mas, foi com a publicação do Texto Básico, em 1983, que os Narcóticos Anônimos ganharam mais visibilidade. Em 1970, ao se estabelecer na Austrália, a organização tornou-se internacional. No Brasil, alguns grupos começaram a se reunir nos anos setenta para o enfrentamento da dependência em drogas e foram formalmente integrados ao Narcóticos Anônimos em 1990.
O movimento cresceu e alcançou mais de 140 países em todo o mundo. De acordo com dados da própria organização, em 2018, os livros e folhetos informativos já estavam disponíveis em 55 línguas.
Para participar, basta ter o desejo de se livrar das drogas. Os grupos são gratuitos e não estão ligados a nenhuma religião ou questão política. Os Narcóticos Anônimos têm como foco a recuperação dos frequentadores com a colaboração entre os membros para viver livre das drogas.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Apresentação: José Carlos Andrade
Sonoplastia: Jailton Sodré
Edição: Sheily Noleto
Publicação web: Patrícia Serrão