Brasil deixa de ser país endêmico para sarampo

Publicado em 23/11/2023 - 10:04 Por Sayonara Moreno- Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com queda no número de casos de sarampo e há um ano e meio sem confirmação de novas ocorrências, o Brasil está a um passo de ser reconhecido como “livre do sarampo”, mais uma vez.

Como não têm ocorrido novos casos nos últimos 18 meses, o país deixa de ser “endêmico” e passa a “país pendente de reverificação” do sarampo. Isso significa que o Brasil pode começar o processo de recertificação de país livre da doença, já que esteve nesta condição, mas perdeu em 2016. O alto fluxo migratório de países vizinhos, em 2018, e a baixa cobertura vacinal de muitas cidades brasileiras foram o suficiente para que o vírus voltasse a circular no país.

A mudança de condição foi anunciada pela Comissão Regional de Monitoramento e Reverificação da Eliminação do Sarampo, da Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita, durante reunião anual promovida pela OMS.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem apresentado queda no número de casos de sarampo, desde 2020. De lá para cá, caiu de quase 21 mil casos, para 41, em 2021. O último caso foi em junho do ano passado, no Amapá.

Ainda sobre o ano passado, os estados onde o vírus do sarampo mais circulava eram Amapá, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

O sarampo é uma infecção altamente contagiosa, que passa de pessoa para pessoa, pelo ar, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. No entanto, tem prevenção por meio da vacina. No Brasil, a imunização contra o sarampo faz parte da dose tríplice viral, que também combate rubéola e caxumba, indicada para crianças de 12 a 15 meses de idade.

Edição: Leila Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Meio Ambiente

Em 39 anos, queimadas afetaram quase um quarto do território nacional

A cada ano, uma média de 18,3 milhões de hectares são afetados pelo fogo: pouco mais de 2% do país. Em 2023, a área foi um pouco menor: 16 milhões de hectares. A estação seca, entre julho e outubro, concentra 79% das ocorrências. 

Baixar arquivo
Geral

Chuva superou 500 milímetros em 20 cidades do RS no mês de maio

 Porto Alegre teve 564 milímetros de chuvas, quase cinco vezes acima do normal. Os dados são da Secretaria de Estado da Agricultura, e apontam para a maior crise climática que o estado já viveu.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

"Estamos retrocedendo", diz Lula ao condenar PL do Aborto

Em meio aos debates em torno do projeto de lei que trata como homicídio o aborto após 22 semanas, até mesmo o já permitido, em caso de estupro, o Presidente Lula voltou a criticar a proposta que tramita na Câmara dos Deputados.   

Baixar arquivo
Geral

Atlas da Violência: Brasil tem média de 62 jovens assassinados por dia

A pesquisa apontou 661 mil homicídios no Brasil entre 2012 e 2022. Desses, 321 mil são de pessoas entre 15 e 29 anos. Epidemia de violência sexual contra meninas também é um dos alertas do Atlas.

Baixar arquivo
Economia

Itens de festa junina registram alta acima da inflação

Levantamento da FGV mostra que preços de ingredientes de pratos típicos juninos aumentaram, em média, 5,74% em 12 meses. Um índice 75% maior que o da inflação oficial. 

 

Baixar arquivo
Economia

Operação Pirata combate quadrilha que fraudava créditos tributários

A Polícia Federal deflagrou nesta terça feira, 18, a operação Crédito Pirata para combater uma quadrilha especializada em fraudes de créditos tributários da Receita Federal.

Baixar arquivo