O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, agora está habilitado para realizar transplante de coração e de rim pelo Sistema Único de Saúde. Com esta decisão do Ministério da Saúde, a unidade passa a ser a primeira da rede pública estadual a realizar os dois procedimentos.
Anteriormente, segundo a Central de Transplantes de Alagoas, o estado só possuía equipes autorizadas a realizar transplantes em hospitais privados filantrópicos. Com a habilitação do Hospital do Coração, o Estado passa a ter mais autonomia.
A coordenadora da Central de Transplantes do Estado de Alagoas, Daniella Ramos fala das próximas etapas após o reconhecimento do hospital como referência em transplante de coração e rins.
Daniella ressalta também que ter mais uma unidade de saúde referência para transplantes no Nordeste pode ajudar a salvar mais vidas, por causa da logística necessária entre o órgão a ser transplantado e o receptor.
Inaugurado em setembro de 2022, o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene já conta com dois importantes programas: o de insuficiência cardíaca e o de acompanhamento de pacientes transplantados.