logo Radioagência Nacional
Saúde

Nordeste, Sudeste e Sul têm aumento nos casos de SRAG por covid-19

Baixar
Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional
16/11/2023 - 18:12
Rio de Janeiro

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19 seguem de forma heterogênea no país, com alguns estados apresentando crescimento de novas ocorrências semanais, principalmente na população de idade mais avançada. Em outros os sinais são de estabilidade ou interrupção do crescimento. É o que aponta o novo boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira. A análise é referente à Semana Epidemiológica 45, período de 5 a 11 de novembro.  Em nível nacional, por conta da variação no território brasileiro, o cenário se traduz em estabilidade, como explica coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes. 

“Quando a gente olha a curva Brasil a gente vê uma situação, neste momento, que é de estabilidade né? Mas por conta aí dessa variação no cenário em em nosso território. Então a gente tem ainda aquele cenário de alguns estados das regiões Sudeste e Sul com sinal de crescimento, aumento no número de novos casos semanais, especialmente na população em idade avançada né? 

De acordo com o Boletim, alguns estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul há indícios de aumento de novos casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave por covid-19, como Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. Minas, que estava numa situação de estabilidade, voltou a apresentar crescimento nas internações associadas à Covid-19. Já no Nordeste, apenas a Bahia apresenta esse cenário. Por outro lado, em Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, além do estado de São Paulo, há indícios de interrupção de crescimento.

x