Nordeste, Sudeste e Sul têm aumento nos casos de SRAG por covid-19

Publicado em 16/11/2023 - 18:12 Por Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19 seguem de forma heterogênea no país, com alguns estados apresentando crescimento de novas ocorrências semanais, principalmente na população de idade mais avançada. Em outros os sinais são de estabilidade ou interrupção do crescimento. É o que aponta o novo boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira. A análise é referente à Semana Epidemiológica 45, período de 5 a 11 de novembro.  Em nível nacional, por conta da variação no território brasileiro, o cenário se traduz em estabilidade, como explica coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes. 

“Quando a gente olha a curva Brasil a gente vê uma situação, neste momento, que é de estabilidade né? Mas por conta aí dessa variação no cenário em em nosso território. Então a gente tem ainda aquele cenário de alguns estados das regiões Sudeste e Sul com sinal de crescimento, aumento no número de novos casos semanais, especialmente na população em idade avançada né? 

De acordo com o Boletim, alguns estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul há indícios de aumento de novos casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave por covid-19, como Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. Minas, que estava numa situação de estabilidade, voltou a apresentar crescimento nas internações associadas à Covid-19. Já no Nordeste, apenas a Bahia apresenta esse cenário. Por outro lado, em Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, além do estado de São Paulo, há indícios de interrupção de crescimento.

Edição: Roberto Piza/Pollyane Marques

Últimas notícias
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo
Educação

Brasil ganha Mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos

O primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos foi conquistado pela equipe Los Atômicos, de Araras (SP). A segunda colocação ficou com outra equipe do interior paulista, de Santa Cruz do Rio Pardo.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo