Cerca de 4 mil mortes poderiam ter sido evitadas com prevenção ao HPV

Publicado em 05/12/2023 - 19:59 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Mais de 4 mil mortes e cerca de 6 mil casos de câncer relacionados ao HPV no país poderiam ser evitados por meio da prevenção. É o que aponta um estudo da Fundação do Câncer, divulgado nesta terça-feira.

Foram analisados cinco tipos de câncer: orofaringe, ânus e canal anal, vagina, vulva e pênis. Sem contar os 17 mil casos estimados anualmente de câncer do colo do útero, tipo mais frequente associado ao vírus.

Segundo o levantamento, a maioria dos pacientes já chega às unidades de saúde em estágios avançados da doença. O diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni, afirma que além de evitar a perda de vidas, a prevenção poderia impactar positivamente nos gastos do Sistema Único de Saúde com diagnóstico, tratamento e internações.

De acordo com Flávia Miranda, consultora médica da Fundação do Câncer, a vacinação contra o HPV é a principal forma de prevenir a doença. Ela alerta para a necessidade de ações para reverter a baixa cobertura dessa imunização no país. A vacina é capaz de prevenir até 90% dos casos desses tipos de câncer.

O estudo também mostra que há um atraso importante entre o diagnóstico e o início do tratamento. A maioria deles é feita com mais de 60 dias, o que fere a lei federal de 2012, que garante ao cidadão já em posse do diagnostico iniciar a terapia dentro desse prazo.

A infecção pelo HPV ocorre por meio do contato da pele com a mucosa infectada e, segundo o estudo, pode se dar mesmo na ausência de sinais ou sintomas. A estimativa é de que 8 em cada 10 pessoas serão infectadas por HPV em algum momento da vida. A maioria das infecções são resolvidas naturalmente pelo sistema imunológico, mas a presença de certos tipos do HPV é um importante fator de risco para desenvolvimento do câncer.

Edição: Roberta Lopes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Mais um fugitivo de penitenciária no Piauí é recapturado

De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça, o suspeito estava na casa da avó dele, quando foi detido por equipes da Força Tática e policiamento ostensivo do 19º Batalhão da Polícia Militar.

Baixar arquivo
Geral

Polícias fazem operação em comunidade do RJ contra o tráfico de drogas

Policiais Civis e Militares fazem operação contra o tráfico de drogas na comunidade Vila Aliança, em Bangu, Zona Oeste do Rio. Já houve confronto e foram apreendidos um fuzil e uma quantidade ainda não contabilizada de drogas.

Baixar arquivo
Geral

Governo adia por 3 meses portaria sobre trabalho aos feriados

Segundo o ministro Alexandre Padilha, a Mesa Nacional de Negociação tripartite tem 90 dias para chegar a um acordo de como a determinação da Lei vai ocorrer.

Baixar arquivo
Geral

Polícia realiza operação contra lavagem de dinheiro de milícia

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro fazem nesta quarta-feira (28) operação para desarticular um esquema de lavagem de dinheiro de um grupo miliciano, que controla territórios da zona oeste da capital fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Estudo mostra nova forma de transmissão do vírus da Zika e Chikungunya

Um estudo de nove pesquisadores da Universidade Federal de Goiás detectou ovos do mosquito Aedes aegypti já com a presença dos vírus causadores da zika, e da chikungunya. O resultado demonstra a transmissão vertical dos dois vírus, ou seja: que eles são passados de fêmeas adultas para as larvas depositadas por elas.

Baixar arquivo
Esportes

Superliga: Osasco vence o Sesc Flamengo no Maracanãzinho

Em jogo disputadíssimo na Superliga Feminina de vôlei, o time ganhou por 3 sets a 2.

Baixar arquivo