Dezembro Vermelho: os desafios da prevenção de ISTs e do HIV

Publicado em 01/12/2023 - 18:21 Por Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

No mês em que se realiza da campanha Dezembro Vermelho, de conscientização para a importância da prevenção contra o vírus HIV/aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, alguns números chamam a atenção. De acordo com o Ministério de Saúde, apesar da queda de casos de HIV/aids, esse índice tem aumentado entre homens de 15 a 29 anos, chegando a 53% em 2021. O Ministério também aponta crescimento de casos de sífilis adquirida em homens, mulheres e gestantes.

Outro desafio para a saúde pública é a vacinação contra HPV. Apesar de o SUS oferecer a vacinação para meninos e meninas de 9 a 14 anos, segundo o Ministério da Saúde, a cobertura da segunda dose não chega a 28% entre os meninos. Já entre as meninas, a cobertura é maior, atingindo pouco mais de 54%, mas ainda longe dos 95% recomendados.

Maria do Carmo Borges de Souza, médica ginecologista especialista em reprodução assistida, chama a atenção para as consequências dessas doenças, que podem levar até mesmo à infertilidade. “Elas são responsáveis por até 25% das causas de infertilidade, ou seja, de dificuldade de engravidar, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). São várias essas doenças. Para o ginecologista as que mais se destacam são o HPV, a sífilis, a tricomoníase e a clamídia”

Karin Anzolch, urologista e diretora de comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia, aponta que um dos principais fatores para o crescimento das ISTs é a falta de prevenção, especialmente entre os jovens. “O uso do preservativo caiu muito, os adolescentes muitas vezes começam a vida sexual sem nem saber colocar um preservativo, isso não é discutido em casa. Ou eles não querem conversar com os seus pais. Às vezes conversam direto com os amigos”.

Na maioria dos casos, as ISTs são assintomáticas. Quando apresentam sinais eles variam, dependendo da infecção, podendo se manifestar por meio de feridas, corrimento e verrugas, entre outros.

Edição: Jacson Segundo/ Pollyane Marques

Últimas notícias
Meio Ambiente

Cerrado perde 51 mil hectares de vegetação nativa em janeiro

Apesar da queda de 48% do desmatamento, se comparado a dezembro de 2023, especialista diz que ainda é cedo para comemorar tendência de redução. 

Baixar arquivo
Geral

Receita paga restituição de lote residual do imposto de renda

A restituição é paga diretamente na conta bancária informada na declaração de imposto de renda ou pelo PIX indicado.

Baixar arquivo
Cultura

Inscrições para Rouanet nas Favelas encerram nesta sexta-feira

Serão aceitas somente inscrições das capitais Belém, São Luís, Fortaleza, Salvador e Goiânia, e suas respectivas regiões metropolitanas.

Baixar arquivo
Geral

Taxa de desemprego fica em 7,6% no trimestre encerrado em janeiro

 A população desocupada, ou seja, aqueles em busca de trabalho, chegou a 8,3 milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Geral

PF faz operação contra suspeitos de invadir sede da Polícia Federal

Essas pessoas também são investigadas por dano e incêndio generalizados aos patrimônios público e privado.

Baixar arquivo
Geral

Empresários do DF são presos acusados de financiar o 8 de janeiro

Dois empresários do Distrito Federal foram presos, nesta quinta-feira (29), acusados de financiar e incentivar os atos antidemocráticos.

Baixar arquivo