Pode dar leite de vaca para bebês? OMS agora afirma que sim

Entenda as novas recomendações - que não são consenso no Brasil

Publicado em 18/12/2023 - 14:51 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A atenção com a alimentação dos bebês é fundamental para que eles tenham um crescimento e desenvolvimento adequados. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou suas recomendações para nutrição suplementar até os 2 anos.

O leite materno é sempre a melhor opção, mas é importante saber quais escolhas são seguras e mais saudáveis para substituí-lo ou complementá-lo, nos casos em que isso é necessário.

Agora, para os bebês de 6 meses a 11 anos, a OMS também recomenda o uso do leite de vaca não modificado, além das fórmulas infantis. Já para crianças não amamentadas a partir de um ano, o leite animal deve ser a opção principal.

Na avaliação da pediatra Priscilla Parente, o uso do leite de vaca junto com a introdução alimentar pode garantir os nutrientes que os bebes precisam. E para bebês de 6 a 11 meses, essa pode ser uma alternativa acessível, já que as fórmulas têm um custo mais elevado.

A especialista explica que as fórmulas infantis são produtos diferentes dos chamados compostos lácteos, que devem ser evitados. 

Priscilla Parente também fez questão de ressaltar que a melhor escolha, sempre que isso for possível, é o leite materno.

Segundo as diretrizes da OMS, os tipos de leite animal que podem ser utilizados incluem o leite pasteurizado, evaporado reconstituído não condensado, fermentado ou iogurte. Não devem ser utilizados leites com açúcar ou aromas.

A Sociedade Brasileira de Pediatria emitiu uma nota especial sobre as recomendações da OMS, mantendo as diretrizes do seu Manual de Alimentação de 2018, que propõe o uso apenas das fórmulas infantis até os 12 meses. Na opinião da SBP, somente depois dessa idade o leite de vaca integral pode ser incluído na alimentação.

Já o Guia Alimentar do Ministério da Saúde, de 2019, recomenda que as fórmulas infantis são uma opção para crianças não amamentadas até os 9 meses de vida e que elas podem ser substituídas pelo leite animal após esse período.

O Ministério da Saúde foi procurado para dizer se suas diretrizes serão atualizadas após a nota da OMS, mas não respondeu até o fechamento da reportagem. 

Edição: Tâmara Freire/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Vereadores de SP retomam votação da privatização da Sabesp

O projeto prevê a venda da maior parte dessas ações, mantendo o poder de veto em algumas decisões pelo governo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio de Janeiro tem alerta de “perigo” por conta do calor

Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná também estão na rota do calorão. A previsão de alta vai até o próximo domingo.

Baixar arquivo
Educação

Prefeitura do Rio terá que pagar R$ 2 bi por falta de vagas em creches

A multa foi aplicada pela Justiça do Estado, em ação instaurada pelo Ministério Público. No final de 2023, mais de 12 mil crianças esperavam vagas no turno integral. O valor da multa será destinado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança.

Baixar arquivo
Geral

RJ: Justiça aceita denúncia contra mulher que levou tio morto ao banco

A justiça do Rio de Janeiro aceitou a denúncia do Ministério Público do Estado contra Érika de Souza Vieira Nunes, de 42 anos, por tentativa de estelionato e vilipêndio de cadáver.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa traz informações inéditas sobre aborto

Esta segunda edição do levantamento “Nascer no Brasil” avaliou a qualidade da assistência à saúde durante o pré-natal, parto, nascimento e puerpério, e os resultados estão na edição de abril da revista Cadernos de Saúde Pública, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar 13º para quem ganha acima de um salário mínimo

O pagamento para aposentados e pensionista vai até o próximo dia 8, com as datas definidas conforme o dígito final do Número de Inscrição Social.

Baixar arquivo