Irritação e inchaço nos olhos, visão turva e até cegueira temporária. Esses são alguns sintomas da ceratite química, queimadura da córnea que também causa bastante dor e pode ser provocada por produtos capilares não liberados pelas autoridades sanitárias. Após as festas de Natal, mais de 100 pessoas deram entrada na emergência oftalmológica de um hospital municipal do Rio de Janeiro, com ceratite química, após utilizarem pomada modeladora para cabelos. Segundo o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, somente na última semana os casos passaram de 170.
As pessoas atendidas no hospital relataram o uso da pomada para fazer tranças ou outros penteados para a noite de Natal. Depois, ao molharem os cabelos, a água com o ingrediente químico escorreu para os olhos, causando a lesão. Entre os pacientes há crianças e adolescentes.
O secretário Daniel Soranz reforça que as pessoas só devem comprar ou utilizar produtos para penteados aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O Instituto de Vigilância Sanitária do Rio está apurando quais as marcas dos produtos usados pelos pacientes e em quais estabelecimentos os penteados foram feitos ou os produtos foram adquiridos.
Algumas marcas estão com a comercialização e uso suspensos em todo o Brasil, justamente por possuir insumos em sua composição considerados nocivos à saúde, como os que causam a intoxicação ocular.
No site da Anvisa, é possível consultar quais os produtos estão regularizados e são seguros para uso.