Projeto quer ampliar oferta de analgesia no parto no Brasil

Fruto de cooperação entre Brasil e França, o plano está em fase piloto

Publicado em 11/12/2023 - 09:01 Por Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Atualizado em 12/12/2023 - 18:27

Um projeto de cooperação entre o Brasil e a França avalia a ampliação do uso de anestesia durante o trabalho de parto e o parto em maternidades brasileiras.

A analgesia peridural é usada para reduzir a dor e aumentar o conforto das mulheres no parto. Um dos objetivos é contribuir com a redução da taxa de cesarianas no país. O índice, hoje, está em torno de 60% dos partos, como explica Maria do Carmo Leal, pesquisadora da Fiocruz, e coordenadora da pesquisa “Nascer no Brasil”, que inclui os estudos e parcerias a respeito do tema da analgesia no parto. 

Em seminário realizado nesta semana, foram apresentados os resultados preliminares do processo de implementação de melhor acesso à analgesia peridural nas maternidades pilotos brasileiras Maria Amália Buarque de Holanda, do Rio de Janeiro, e Maternidade Escola Assis Chateaubriand, de Fortaleza.

A pesquisadora Maria do Carmo Leal detalha a ampliação da oferta da anestesia nas duas maternidades.

Além de aumentar a oferta da anestesia, a parceria França-Brasil quer viabilizar o intercâmbio de experiências entre serviços hospitalares para a melhoria da atenção ao parto e nascimento. A ideia é também fortalecer a inserção do anestesista no cenário do trabalho de parto e parto. O projeto de cooperação entre os dois países começou em dezembro de 2022.

Edição: Leila Santos/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Política

STF retoma julgamento de ações que questionam “sobras eleitorais”

Decisão do Supremo pode fazer sete deputados federais perderem o mandato, além de interferir nas eleições para vereador, ainda neste ano

Baixar arquivo
Política

Pacheco fala em acordo pela desoneração da folha de 17 setores

Presidente do Senado se reuniu com Haddad e Padilha e declarou que o acordo com o governo foi pela retirada da reoneração dos setores da Medida Provisória 1202

Baixar arquivo
Segurança

Apreensão de menores sem ordem judicial volta a ser proibida no Rio 

Em acordo mediado pelo STF, governo do Rio de Janeiro e prefeitura da capital se comprometeram a apresentar em até 60 dias um plano de repressão e abordagem social que não viole os direitos das crianças e dos adolescentes. 

Baixar arquivo
Economia

Setores da economia divulgam manifesto a favor da desoneração da folha

Governo quer aumentar a arrecadação com a reoneração da folha de pagamento. Segundo o ministério da Fazenda, desonerar, como querem os empresários, é deixar de arrecadar R$ 20 bilhões por ano. Para Fernando Haddad, uma saída é reonerar os setores de forma gradativa

Baixar arquivo
Cultura

Dia do Imigrante Italiano homenageia intensa troca cultural com Brasil

Entre os imigrantes, estavam os trabalhadores nas lavouras, inclusive do café, arquitetos, artistas plásticos, padres, alfaiates, além daqueles que iriam mais tarde ajudar a indústria nacional.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a dengue depende da entrega de doses

Imunização começou com crianças de 10 e 11 anos. A expectativa é que as outras faixas do plano – 12, 13 e 14 anos, recebam a vacina logo. Governo lançou campanha contra dengue nas escolas. Serão 20 semanas de atividades pra conscientizar a comunidade escolar

Baixar arquivo