Dermatologistas alertam para riscos da exposição excessiva ao sol

O câncer de pele é o mais frequente no Brasil

Publicado em 22/01/2024 - 08:00 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O verão com altíssimas temperaturas é um perigo para um importante órgão, a pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta para diversos riscos que a exposição excessiva ao sol pode gerar, como queimaduras de sol e até câncer de pele. 

Neste verão, marcado por fortes ondas de calor, o risco é ainda maior. Quem explica é a especialista da sociedade Márcia Linhares.

Entre as recomendações de proteção da sociedade brasileira para esse calorão está o uso do filtro solar. Roupas adequadas e bonés também são recomendados. Além de uso de guarda-sol na praia. Os horários de exposição devem ser observados. Como explica Márcia Linhares.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

Últimas notícias
Geral

Associação de mercados informa que abastecimento de arroz está regular

Mercados pedem que consumidores não façam estoque de arroz em casa. A Associação Brasileira de Supermercados informa que o abastecimento está normalizado no país e recomenda que os consumidores não acumulem o produto para que todos possam comprar.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Chuvas atingem o Maranhão, provocam cheias e afetam 3.940 famílias

As fortes chuvas que atingem o estado desde o mês de abril têm provocado cheia em alguns rios.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio aceita denúncia contra tutores de cães da raça pitbull

A Justiça do Rio de Janeiro aceitou denúncia do Ministério Público contra os três tutores dos cães da raça pitbull, que atacaram a escritora Roseana Murray no mês passado, em Saquarema, na Região dos Lagos. Durante o ataque, ela perdeu uma orelha e um braço.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Com previsão de chuvas, RS emite alerta para rompimento de 6 barragens

As tempestades e as fortes chuvas devem voltar a atingir o Rio Grande do Sul e a região sul de Santa Catarina a partir desta sexta-feira e no fim de semana. 

Baixar arquivo
Geral

Governador gaúcho pede que a população deixe áreas de risco

Prestes a completar 200 anos, o município São Leopoldo ficou submerso e isolado. Outro município, Eldorado do Sul foi completamente alagado. 

Baixar arquivo
Geral

PRF pede para evitar deslocamentos para o Rio Grande do Sul

A prioridade deve ser para os veículos de resgate, viaturas policiais, forças armadas e caminhões com doações e suprimentos. 

Baixar arquivo