DF declara situações de emergência após explosão de casos de dengue
Invalid Scald ID.
O governo do Distrito Federal declarou, nesta quinta-feira (25), situação de emergência na saúde pública devido a explosão de casos de dengue.
O decreto de emergência ainda alerta para risco de epidemia de outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como a febre amarela, zika e chikungunya.
A medida autoriza o governador Ibaneis Rocha a adotar ações para conter a doença, incluindo aquisição de insumos e materiais e contratação de serviços de atendimento emergencial.
O decreto deve durar enquanto a situação sanitária não for estabilizada no Distrito Federal.
Nas três primeiras semanas de 2024, os casos de dengue na capital do país aumentaram 646% em relação ao ano passado. Foram mais de 17 mil casos de suspeita da doença, contra 2154 no mesmo período de 2023. Já foram confirmadas três mortes pela doença em 2024 no DF.
O Ministério da Saúde informou, nesta quinta-feira, que 521 municípios, incluindo o Distrito Federal, foram selecionados para a vacinação contra a dengue pelo SUS. As localidades estão nas 37 regiões endêmicas para a doença, aquelas com maior incidência da dengue.
Serão vacinadas, neste momento, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, uma das faixas etárias que concentram maior número de hospitalizações por dengue.