HPV: teste molecular pode representar mudança na abordagem preventiva

Publicado em 27/01/2024 - 09:06 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A campanha Janeiro Verde faz um alerta sobre o câncer de colo de útero. Terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. E uma das formas de prevenção da doença é a vacinação contra o papilomavírus humano.

Além do câncer de colo de útero, o HPV pode provocar lesões, como verrugas, nas mucosas e outros cânceres no pênis, na vagina e no reto.

Recentemente, foi aberta consulta pública sobre a incorporação, pelo SUS, do teste molecular. Essa técnica consiste na identificação do DNA ou do RNA do vírus nas células do colo do útero.  

Flávia Miranda Corrêa, consultora médica da Fundação do Câncer, avalia que a técnica possui maior sensibilidade e interpretação precisa.

Para a especialista, que é doutora em Saúde Coletiva da Criança e da Mulher, a implementação do teste molecular para detecção do HPV pode representar uma mudança significativa na abordagem preventiva. 

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, o câncer do colo do útero é uma doença evitável, embora apresente alta incidência e mortalidade.  

O Brasil, por meio do Sistema Único de Saúde, disponibiliza a vacina contra o HPV para meninas e meninos de 9 a 14 anos; homens e mulheres transplantados; pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia, pessoas vivendo com HIV/Aids e vítimas de violência sexual.

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo