Vacinação da dengue pelo SUS vai alcançar mais de 500 municípios

A vacinação contra a dengue na rede pública vai acontecer em 521 municípios, em 16 estados e no Distrito Federal. Goiás e Bahia têm o maior número de municípios, com mais de cem cada um. As aplicações começam em fevereiro para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
O repasse das doses que já chegaram vai começar assim que passarem pelo controle de qualidade.
A lista de municípios contemplados pelo plano de vacinação está disponível no site do Ministério da Saúde. Tiveram prioridade aqueles com mais de 100 mil habitantes e com alta transmissão de dengue em 2023 e 2024.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, explicou que, por serem poucas doses, o impacto da vacinação não será rápido. Neste ano, o Brasil terá 6,5 milhões de doses contra dengue, o que vai permitir imunizar cerca de três milhões de pessoas com duas aplicações em um intervalo de três meses.
A quantidade é pequena porque a farmacêutica japonesa Takeda, que produz a vacina Qdenga, não tem capacidade para fornecer mais.
Segundo o diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, o Ministério da Saúde aguarda o licenciamento da vacina do Instituto Butantan para ampliar o acesso à vacinação.
Para 2025, o Brasil já contratou 9 milhões de doses da Qdenga.




