Brasil registra 920 mil casos de dengue

Publicado em 27/02/2024 - 14:58 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil está perto de bater um milhão de casos prováveis de dengue este ano. Até esta terça-feira (27), já foram registrados mais de 920 mil. 

Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Paraná lideram o número de casos.

O DF apresenta a maior incidência de casos com mais de 3.500 para cada 100 mil habitantes, o dobro de Minas Gerais com 1.500.

O DF ainda teve aumento de quase 1.500% no número de casos em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 6.300.

No Brasil, mais de 180 mortes foram confirmadas e 600 estão em investigação. 

Na análise do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, o país vive uma grande onda de dengue. "Nós estamos vivenciando ainda em 2024, uma antecipação da grande onda de dengue que parece acontecer neste país de uma maneira muito superior a média do que a gente vem repetindo. Normalmente a tendência do aumento de caso da doença se dá entre março e abril, o pico maior de transmissão. E se nós confirmarmos que essa tendência vá se efetivar em março e abril, nós estamos falando conforme o próprio Ministério da Saúde prevê, mais de quatro milhões de caso este ano". 

Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, André Siqueira,  a situação no Brasil é preocupante. "A gente está atingindo muito cedo, o número recorde de casos, e ainda com tendência de aumento. Então a gente ver diversos estados, diversas regiões sendo afetadas por um aumento expressivo no caso de dengue. E a gente sabe que isso vem acompanhado de sobrecarga nos serviços de saúde e uma proporção de pacientes que agravam e tem risco de complicações e óbitos". 

Neste momento de explosão de casos, prevenir a doença é importante. 

Medidas simples e que duram até dez minutos ajudam a eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, localizados em sua maioria, em casa. Então, evite o acúmulo de água parada em caixas d’água, telhas, sacos de lixo, vasos de plantas, pneus, garrafas e tampas plásticas.

Outras medidas são o uso de repelentes e telas em janelas e portas.

Edição: Leila Santos / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo
Justiça

Plenário do CNJ julga hoje condutas de Sérgio Moro e Gabriela Hardt 

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça julga, nesta terça-feira, as condutas na Operação Lava-Jato do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro; e da juíza federal Gabriela Hardt. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo