logo Radioagência Nacional
Saúde

Ceará registra baixa de casos de dengue

Baixar
Gabriel Corrêa – Repórter da Rádio Nacional
21/02/2024 - 14:50
São Luís

Ao contrário dos aumentos significativos de casos de dengue no país neste ano de 2024, o estado do Ceará tem apresentado queda em relação à média dos registros dos últimos 5 anos. Os dados são do sistema IntegraSUS, usado pela Secretaria da Saúde do Estado.

Até esta semana, foram notificados mais de 2 mil casos suspeitos. Desses, 266 foram confirmados. Em relação as outras arboviroses, foram notificados 371 casos prováveis de Chikungunya. Com 27 confirmações. E, dos 47 casos notificados de zika, nenhum foi confirmado.

No estado, os municípios com o maior número de casos são Brejo Santo e Tianguá. As equipes de vigilância são acionadas para reforço do combate contra a dengue nessas cidades com o uso do fumacê.

Segundo o secretário executivo de Vigilância em Saúde, Antonio Silva Lima Neto, o sistema IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, possibilita um monitoramento mais próximo e em tempo real; permitindo intervir em casos de aumento de registros por município. Os dados também facilitam analisar as curvas epidêmicas, para estimar o pico das doenças nessa época de chuvas na região nordeste.

A título de comparação, no extremo oposto do ranking, o Distrito Federal contabilizou 38 mortes por dengue este ano, além de investigar 78 mortes classificadas como "suspeitas". Segundo a Secretaria de Saúde do DF, foram registrados mais de 81 mil casos prováveis, um aumento de mais de 1.300% em relação ao mesmo período do ano passado.

Nas últimas semanas, o Ministério da Saúde anunciou ampliação para R$1,5 bilhão o recurso para apoiar estados, municípios e o Distrito Federal no enfrentamento de emergências em saúde pública, além de ter distribuído vacinas contra a dengue para regiões prioritárias.

x