Dia D nacional para combater a dengue será realizado neste sábado

Publicado em 28/02/2024 - 08:46 Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Conscientizar o país sobre medidas de prevenção e eliminação do mosquito Aedes aegypti. Essa é ideia do Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue, que acontece no próximo sábado, 2 de março. 

As ações vão reunir governo federal, estados, municípios e sociedade. 

O Brasil está perto de bater um milhão de casos prováveis de dengue em 2024. 

Segundo o Ministério da Saúde, esse crescimento neste período do ano não era esperado, considerando as tendências históricas, que indicam o pico das epidemias entre março e abril. 

Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Paraná registram os maiores números da doença. 

Atualmente, 17 unidades da federação estão com incidência de dengue acima do esperado. Dessas, 15 indicam crescimento pelo menos até o final de março, assim como em boa parte do país. 

Nessa terça-feira, o governo liberou 23 milhões de reais para estados e municípios que decretaram emergência em saúde pública para combater doenças como a dengue

Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo