logo Radioagência Nacional
Saúde

Estudo: Bolsa família impacta na redução de mortes por câncer de mama

Pesquisa também mostra impacto positivo da geração de renda na saúde
Baixar
Solimar Luz, repórter da Rádio Nacional
05/02/2024 - 15:07
Rio de Janeiro

Um estudo conduzido por pesquisadores da Fiocruz revelou que mulheres de baixa renda, que vivem em municípios com alto nível de desigualdade, mas que recebem o Bolsa Família, apresentam incidência menor de morte por câncer de mama do que àquelas que não recebem o benefício.

Joanna Guimarães, pesquisadora do Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, na Bahia, avalia a importância do programa.

O estudo também avaliou o impacto da desigualdade de renda para a mortalidade pelo câncer de mama e identificou que a taxa de morte foi de 6,4 mulheres a cada 100 mil habitantes em cidades pouco desiguais, mas subiu para 8,2 óbitos a cada 100 mil, em cidades com grande desigualdade.

Mas mesmo nos municípios com alta segregação de renda, o Bolsa Família fez a diferença. As moradoras dessa cidade que recebem o benefício têm risco de morrer por câncer de mama 13% maior que a média, enquanto as que não recebem têm um risco 24% maior.

A pesquisadora também destaca o impacto positivo da geração de renda na saúde.

A pesquisa avaliou dados de mais de 20 milhões de mulheres entre 18 e 100 anos, registradas no Cadastro Único do governo federal.

 Do universo de mulheres pesquisadas, mais de 61% eram pardas ou pretas.

*Com colaboração de Vinícius Lisboa.

x