Estudo revela que vacina BCG é ineficaz em adultos para tuberculose

Publicado em 28/02/2024 - 19:27 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A vacina BCG é ineficaz quando aplicada em adultos, contra infecção inicial pelo agente causador da tuberculose. Essa é a conclusão de um estudo da Fiocruz, que ainda destaca a importância de serem desenvolvidas novas vacinas para a prevenção da doença.

De acordo com o estudo publicado na revista britânica The Lancet, nessa segunda-deira (26), o imunizante é tradicionalmente aprovado para prevenir a forma grave da tuberculose em crianças até 5 anos. Porém, a sua eficácia é reduzida ao longo dos anos, tornando-se incerta na fase adulta.

Juarez Cunha, pediatra e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, explica que a pesquisa confirma as condutas atuais de vacinação. “O que já se tinha anteriormente, que nós temos dados, é de que a vacina protege contra as formas graves de tuberculose, em especial na infância e principalmente no primeiro ano de vida. E é exatamente assim que a gente utiliza”.

O estudo da Fiocruz faz parte de um ensaio clínico maior de imunização com BCG, que teve como objetivo principal avaliar a eficácia da vacina em trabalhadores de saúde contra covid-19. Os resultados mostraram que a vacinação também foi ineficaz para prevenir a infecção neste público.

Para Juarez Cunha, uma das principais conclusões é a necessidade de mais vacinas contra a doença. “Existem outras vacinas que estão sendo pesquisadas para tuberculose. É interessante sim que esses estudos sejam estimulados para a gente ter vacinas mais eficazes e com proteção mais duradoura e que possam ser utilizadas em outras faixas etárias”.

O especialista também destaca que a BCG tem proteção bastante elevada para tuberculose mais grave, sendo fundamental realizar a vacinação na rotina das crianças na faixa etária até 5 anos.

Edição: Vitoria Elizabeth / Liliane Farias

Últimas notícias
Eleições 2020

Barco com corpos à deriva é encontrado no litoral do Pará

O inquérito está sob a responsabilidade da Polícia Federal no Pará que enviou equipes para a região.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

O Ministério da Saúde inicia neste sábado, 13, o mês de vacinação dos povos indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo em áreas de difícil acesso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo