Febre amarela: Anvisa autoriza novas práticas na produção de vacinas

Publicado em 27/02/2024 - 17:43 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Anvisa autorizou a retirada dos antibióticos e a otimização do processo produtivo do Insumo Farmacêutico Ativo da vacina da febre amarela. A medida é uma conquista comemorada pelo Projeto de Melhorias da Vacina de Febre Amarela do laboratório Bio-Manguinhos, da Fiocruz, iniciado em 2008.

A retirada foi efetuada a pedido da OMS, que faz um grande esforço para diminuir o uso em ampla escala de antibióticos em todo o mundo, por conta dos altos níveis de resistência das bactérias.

O antibiótico era usado há décadas para evitar a contaminação dos frascos, mas, de acordo com a Fiocruz, atualmente as áreas são estéreis e o uso do antibiótico não é mais necessário. Ainda de acordo com a Fiocruz, a retirada não afeta a segurança e a eficácia da vacina.

O atual feito foi alcançado pouco depois de Bio-Manguinhos ser nomeado um laboratório de prontidão para produção de vacinas em situação de emergência sanitária, e com isso, segundo a Fiocruz, o Instituto estará ainda mais preparado caso haja um novo surto da febre amarela, como em 2016/2017. O próximo passo é colocar a nova versão da vacina em pré-qualificação da OMS para que ela também possa ser exportada.

Edição: Nadia Faggiani / Liliane Farias

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo