A Anvisa autorizou a retirada dos antibióticos e a otimização do processo produtivo do Insumo Farmacêutico Ativo da vacina da febre amarela. A medida é uma conquista comemorada pelo Projeto de Melhorias da Vacina de Febre Amarela do laboratório Bio-Manguinhos, da Fiocruz, iniciado em 2008.
A retirada foi efetuada a pedido da OMS, que faz um grande esforço para diminuir o uso em ampla escala de antibióticos em todo o mundo, por conta dos altos níveis de resistência das bactérias.
O antibiótico era usado há décadas para evitar a contaminação dos frascos, mas, de acordo com a Fiocruz, atualmente as áreas são estéreis e o uso do antibiótico não é mais necessário. Ainda de acordo com a Fiocruz, a retirada não afeta a segurança e a eficácia da vacina.
O atual feito foi alcançado pouco depois de Bio-Manguinhos ser nomeado um laboratório de prontidão para produção de vacinas em situação de emergência sanitária, e com isso, segundo a Fiocruz, o Instituto estará ainda mais preparado caso haja um novo surto da febre amarela, como em 2016/2017. O próximo passo é colocar a nova versão da vacina em pré-qualificação da OMS para que ela também possa ser exportada.
![Isabela Castilho/Cop30 Amazônia/PR Belém (PA), 21/01/2025 - Visita da ONU ao Hangar da COP30. Foto: Isabela Castilho/Cop30 Amazônia/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Albert Gea/Direitos reservados O uso do aplicativo da Zoom e outras comunicações digitais disparou, já que muitos norte-americanos receberam ordens de ficar em casa para diminuir a propagação do coronavírus.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Crianças da comunidade de São Francisco do Mainã vão de lancha para a escola (Tomaz Silva/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil RETROSPECTIVA_2023 - Onda de calor no Rio. - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio Carnaval 2024 - Sambódromo da Marquês de Sapucaí - 10/02/2024. Unidos de Padre Miguel - Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil Saúde cria serviço de referência para tratar câncer de colo de útero e de mama](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)