Governo anuncia Dia D de mobilização nacional contra a dengue

Publicado em 28/02/2024 - 17:54 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil vive uma explosão de casos de dengue. Distrito Federal, seis estados e 154 municípios já decretaram situação de emergência.

A previsão de pico da doença é para o fim de março. A estimativa é de mais de quatro milhões de casos só este ano.

Distrito Federal e 16 estados apresentam incidência da doença acima da tendência histórica. 

Para combater o vírus, no próximo sábado (2), acontece o Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue. 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, detalhou as ações que envolvem o controle dos focos do mosquito Aedes aegypti e a orientação à população. "O principal é o combate aos focos do mosquito. [Teremos] visita às casas; trabalho junto com os agentes de saúde, tanto de endemias como os agentes comunitários de saúde; esclarecimentos à população. Em alguns lugares, as escolas também vão estar participando desse esforço". 

As ações do Dia D vão reunir governo federal, estados, municípios e sociedade. 

Segundo o secretário de Saúde de Minas Gerais e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Fábio Baccheretti, o país vive o pior ano da história em relação a dengue.

"Então nós temos mudanças climáticas que fez com que essa onda iniciasse muito cedo. Em outubro do ano passado, já discutimos que este ano seria difícil. Vale a pena enfatizar que já sabíamos este ano e estávamos já discutindo ações. Hoje não estamos aqui surpresos com o que está acontecendo. É o pior ano da história. Como é o pior ano da história, nós não podemos achar que não temos que fazer ações ainda mais intensas". 

Em caso de dengue, a hidratação é fundamental, como também buscar atendimento médico e evitar a automedicação. 

Para o tratamento de sintomas como dor ou febre, dipirona ou paracetamol são os indicados. Já corticoides, aspirinas e antiinflamatórios são contraindicados.

Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo