Lugar de criança também é no carnaval, mas com cuidado
Carnaval é tempo de brincadeira. Nada mais natural que as crianças queiram participar. E cair na folia é saudável para elas, como apontam especialistas, pois gera contato com lúdico e a alegria e promove socialização.
Thayse Brandi comprova a teoria na prática. Ela ama blocos e sempre leva os dois filhos, inclusive o mais novo, com apenas um aninho, para curtir a festa
“A criança ela aprende muito pelo que ela vivencia, não só por o que é dito para ela. Então assim, se ela vê a gente vivenciando esse momento com muita alegria, com muita descontração, com muita harmonia, eu acho que é importante para a criança ver isso”.
Ana Rosa, representante da Ong Aliança para a Infância, aprova a folia infantil. E aponta que participar do carnaval estimula o brincar.
“O brincar, principalmente o brincar de faz de conta, onde a criança faz associações, reconfigurações do mundo. Isso é muito importante para o desenvolvimento da criança, não só o desenvolvimento da imaginação, mas também o seu desenvolvimento global”.
Mas para curtir a festa de Momo com toda a segurança, é preciso ter alguns cuidados, como explica Tadeu Fernando Fernandes, presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria.
“É uma época de calor, é uma época de verão. Então alimentação leve, à base de suco natural de frutas, água de coco. Hidratar comendo frutas, legumes, verduras, evitar os lácteos”.
O especialista acrescenta que os pais ou cuidadores também não podem esquecer do protetor solar e ter atenção com algumas brincadeiras, para evitar acidentes. Sprays com espuma ou outros produtos químicos, por exemplo, podem causar alergias na pele.