logo Radioagência Nacional
Saúde

Ministério da Saúde modifica faixa etária da vacinação da dengue no DF

Alteração se deve a quantidade de doses enviadas pelo governo ao DF
Baixar
Pedro Lacerda - Repórter da Radioagência Nacional
08/02/2024 - 21:30
Brasília
Brasília (DF) 01/02/2024 - Butantan publica no NEJM dados que demonstram que vacina da dengue protege 79,6% dos imunizados
Foto: Butantan/Divulgação
© Butantan/Divulgação

O Ministério da Saúde informou, nesta quinta-feira (8), a modificação da faixa etária que será imunizada contra a dengue no Distrito Federal. Inicialmente, a orientação era de que os jovens entre 10 e 14 anos integrariam o público-alvo. Agora serão vacinadas apenas as crianças de 10 e 11 anos. Serão duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.

A alteração se deve a quantidade de doses enviadas pelo governo federal ao Distrito Federal. Nesta quinta foram entregues mais de 71 mil doses, ou 36% do previsto. Anteriormente, o ministério havia informado que faria o envio de 194 mil doses, o suficiente para imunizar toda a população da faixa etária do DF.

Para a imunização, os jovens devem comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis com a carteira de identidade ou com certidão de nascimento. A vacinação não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, como infecção por HIV ou com evidência de função imunológica comprometida.

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado.

x