O aumento no número de casos de dengue no Rio de Janeiro tem deixado a população em alerta. E, o temor de estar infectado, vem provocando uma corrida aos testes de detecção da doença. Com a escalada na demanda, o preço cobrado por alguns laboratórios tem chamado a atenção.
Levantamento feito pelo Procon identificou uma variação de nada menos que 270% nos valores desses exames realizados em laboratórios particulares na capital e na Região Metropolitana do estado.
O mesmo procedimento chega a variar de 42 reais em um laboratório a 158 reais em outro.
Na avaliação do Procon, a preocupação é o aumento injustificado no preço dos exames para detecção do vírus da dengue. O órgão defende que, caso sejam verificados aumentos abusivos, fornecedores e laboratórios deverão ser notificados.
Uma outra preocupação é com o aumento nos preços dos repelentes. Agentes da Procuradoria de Defesa do Consumidor encontraram uma variação de mais de 65% para o mesmo produto, em pontos de venda diferentes na Zona Norte da cidade do Rio. Já na Zona Sul foi constatada oscilação de aproximadamente 43% nos preços do mesmo repelente.
Consumidores que desejarem fazer denúncias sobre preços abusivos podem usar o Whatsapp (21) 98104-5445 ou o site procon.rj.gov.br;