Rio de Janeiro deve receber vacinas contra dengue ainda hoje (22)

230 mil doses serão enviadas à Central de Armazenamento, em Niterói

Publicado em 22/02/2024 - 14:38 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O primeiro lote das vacinas contra a dengue para aplicação na faixa etária de 10 a 14 anos deverá ser entregue ao estado pelo Ministério da Saúde ainda nesta quinta-feira (22).

A previsão do Ministério é alcançar até a primeira quinzena de março 521 municípios do país, que registraram alta transmissão de dengue nos últimos dez anos. A lista prioritária também levou em conta a população residente igual ou maior a 100 mil habitantes.

No caso do Rio de Janeiro, mais de 230 mil doses serão enviadas à Central Geral de Armazenamento da Saúde, em Niterói, Região Metropolitana.

O público alvo desta remessa está na área que abrange a capital e municípios da Baixada Fluminense.

A chegada das vacinas acontece um dia após o governo do estado decretar epidemia de dengue no Rio de Janeiro.  A medida foi tomada devido ao crescimento do número de casos. Até o momento, foram feitas 53.400 notificações, o que equivalente a cerca de 332 casos por 100 mil habitantes. Oficialmente, cinco pessoas morreram este ano.

Outra ação anunciada pelo governo fluminense foi a criação do Observatório Dengue, que utiliza tecnologia de ponta e uma equipe técnica de plantão, dedicada a monitorar, apoiar e dar respostas rápidas às emergências relacionadas à doença nos 92 municípios do estado. Essas ações fazem parte da segunda etapa do Plano Estadual de Combate à Dengue.

Edição: Vitoria Elizabeth / Fran de Paula

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo